Panteão Celta

 


Flidias é a Deusa celta da Sensualidade e Senhora das Florestas. Ela reúne os atributos da deusa Àrtemis com a sensualidade de Afrodite.Como Senhora das Florestas, ela cuida de todas as coisas silvestres e indomáveis da natureza e está associada ao Homem Verde.

Dagda era o "Senhor do Conhecimento" e estava muito dotado para a magia. Representava-se-lhe como um homem de campo que arrastava um enorme mazo sobre umas rodas. Com um extremo matava a seus inimigos, cujos ossos crujían como guijarros baixo os capacetes de um cavalo, e com o outro ressuscitava aos mortos. Possuía ademais uma harpa chamada...

Olwen é uma Deusa galesa da primavera e da luz solar; é descrita como uma mulher bonita com pele pálida e cabelo amarelo que brilha enquanto ela se move sua magia faz com que todos as flores e árvores floresçam.

Brigantia é uma Deusa celta (galo-romano e romano-britânico) soberana da terra sagrada. Sua história a conecta à Brigit da mitologia irlandesa e por isso muitos a vêem como só mais um nome dado a Deusa mas há distinções entre as duas. Mesmo assim Brigantia está intimamente relacionada a Brigit como Deusa da Terra. A história do manto de Brigit...

Eostre (também conhecida como Ēostre, Eostra, Eostrae, Eastre, Estre, Ostara, Osterae e Austra) é a Deusa da fertilidade, amor e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. Seu nome significa "Deusa da Aurora".

Macha (pronuncia-se "Marra") é uma Deusa irlandesa da Soberania, Rainha da Vida e da Morte e reverenciada no Lughnasadh/Lammas. Ela é a Deusa protetora da guerra e da paz, regendo também a astúcia, a força física, a sexualidade, a fertilidade e o domínio sobre os homens.

Gwyn ap Nudd é um deus celta galês guardião da vida selvagem, senhor da caça que providencia para que a vida se renove. Muito relacionado a sacrifícios, Gwyn também é um senhor do Outro mundo mas não é o deus que governa o mundo dos mortos, ele é uma divindade guardiã, que vigia seus limites.

Danu é reverenciada como Senhora da Terra, da água, da abundância, da plenitude da Natureza e da soberania, do lar e da família. Consorte de Beli e mãe de Dagda, ela é a mais poderosa das Deusas celtas, Danu é a mãe dos Tuatha de Danann, os Deuses irlandeses, que significa, literalmente, os Filhos de Danu. Todo o ...

Cerridwen, também conhecida como Ceridwen, Cyrridven, Kerdwin, (pronincia-se Ker-id-uen) é uma feiticeira da mitologia celta da Gália, ela é considerada por muitos como a Deusa lunar da morte, renascimento, transformação e inspiração, uma Grande Mãe e Senhora.