Panteão Celta

 


Uma sociedade que acredita numa dimensão extrafísica da vida - as profundas verdades que se ocultam por trás do véu da vida terrena - investe sua fé em especialistas talentosos, capazes de servir de intermediários entre os dois mundos: os videntes, os druidas e os bardos. Com o surgimento do Cristianismo, os santos se juntaram às fileiras de...

Seu nome significa "Sombra" e representa aquela que combate o medo ou quem semeia o medo. Scathach é uma Deusa guerreira e profetisa que viveu na Escócia, ensinando as artes de batalha para os guerreiros que tinham coragem suficiente para treinar com ela, uma vez que ela era considerada dura e impiedosa e foi considerada a maior guerreira de todos...

Ogma, por vezes escrito como Oghma, é o Deus irlandês da eloqüência, da vidência e mestre da poesia que, segundo o "Livro de Ballymote", foi o inventor do alfabeto oracular "Ogham", utilizado pelos antigos Druidas e baseado em árvores sagradas e que recebeu este nome em homenagem ao Deus.

O deus do Sol e do fogo Belenusera um dos principais da mitologia celta. Era também ligado à ciência, à cura, às fontes térmicas, ao sucesso, à prosperidade e, até mesmo, à colheita e à agricultura. Era casado com Belisama, deusa das forjas e do artesanato.

Artio é uma Deusa Celta da abundância (ou fertilidade), transformação e vida selvagem. Seu nome origina-se da palavra celta para urso (arth) e ela é representada na maioria das vezes como tal, podendo também estar rodeada de frutas.

Cu Chulainn [pronuncia-se: curulin ou quirilain] (também escrito: Cú Chulainn, Cúchulainn, Cuchulain, Cú Ċulainn, Cúchullain, Cuchulain, Cuchulainn ou Cú Chulaind) é um herói e semideus da mitologia celta irlandesa, que aparece nas histórias do Ciclo de Ulster, bem como no folclore da Escócia e de Manx (Ilha de Man). É filho do deusLug e...

Medb em irlandês antigo (pronuncia-se "Mêv"), também escrito como Meadb, Méabh ou, simplesmente Maeve, Maev ou Maive é uma rainha de Connacht no Ciclo de Ulster (conjunto de histórias que falam sobre os heróis de Ulster) da mitologia Irlandesa. Freqüentemente cultuada como Deusa por ter exercido poder e fascínio entre seus súditos.

Ele nasce da Deusa, como seu complemento e carrega os atributos da fertilidade, alegria, coragem e otimismo. Ele é a força do Sol e da mesma forma , nasce e morre todos os dias, ensinando aos homens os segredos da morte e da renascimento.

Flidias é a Deusa celta da Sensualidade e Senhora das Florestas. Ela reúne os atributos da deusa Àrtemis com a sensualidade de Afrodite.Como Senhora das Florestas, ela cuida de todas as coisas silvestres e indomáveis da natureza e está associada ao Homem Verde.

Dagda era o "Senhor do Conhecimento" e estava muito dotado para a magia. Representava-se-lhe como um homem de campo que arrastava um enorme mazo sobre umas rodas. Com um extremo matava a seus inimigos, cujos ossos crujían como guijarros baixo os capacetes de um cavalo, e com o outro ressuscitava aos mortos. Possuía ademais uma harpa chamada...