Outros Panteões

Essa página falará de várias mitologias sem uma organização específica


Dianus Lucifero é o antigo deus das Bruxas Italianas. Irmão, filho e consorte da Deusa Diana, é o Portador da Luz e Senhor do Esplendor, além de ser o Senhor da Estrela Matutina e Vespertina para os romanos. Foi, posteriormente, associado ao diabo cristão.

A palavra Lobisomem ou licantropos ( do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser bestial, com sua origem na mitologia grega, amaldiçoando a pessoa a se transformar na besta em noites de lua cheia, e retornando à sua aparência humana apenas ao amanhecer.

A maioria das pessoas nunca ouviu falar desta lenda natalina, ou talvez você já tenha ouvido falar, mas não conhece ao certo do que se trata.

Existem muitos gênios mediadores entre os deuses e os homens que influenciam a vida do povo. Uns são gênios protetores, os lamassu, com cabeça de homem e corpo de leão ou de touro. Os lamastu, em contrapartida, são demônios estéreis que atacam as mulheres grávidas e matam os bebés. Os edimmu, almas dos mortos não sepultados que erram eternamente,...

Tiamat é uma deusa das mitologias babilônica e suméria. Na maioria das vezes Tiamat é descrita como uma Serpente do Mar ou um Dragão mas nenhum texto foi encontrado nos quais contenham uma associação clara com essas criaturas.

Ninhursag, Antu ou Ki é a deusa suméria da Terra. Era filha de Anshar e de Kishar esposa de An, com que gerou os Anunnaki e os Utukku (Utukki).

A Arca da Aliança é descrita na Bíblia como o objeto em que as tábuas dos Dez mandamentos teriam sido guardadas, e também como veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido.

Na demonologia Leviatã (Leviathan ou Leviatha) é dado como um dos quatro príncipes coroados do inferno. É o monstro marinho bíblico, de enormes proporções e rei de todas as criaturas do mar. Seu nome vem do hebraico, e significa literalmente; Serpente Tortuosa, uma referência tanto a sua natureza animalesca como ao seu aspecto oculto. Seu arquétipo...

Para situar o episódio, comecemos com um resumo da trama da epopéia. O herói é um semideus, já que sua mãe é a deusa Ninsun. Enquanto ele reina em Uruk, os habitantes, inconformados com seus abusos, resolvem queixar-se à deusa Ishtar. Um herói rival, Enkidu, é criado para mantê-lo ocupado, deixando em paz os cidadãos. Enkidu nasce inocente, vive...

«Terra sem retorno», o Inferno mesopotâmico é rodeado por sete muralhas intransponíveis. Ereshkigal, senhora da Grande Terra, é uma deusa sombria e violenta, que reina com o esposo Nergal sobre os Infernos. Certo dia, os deuses do Céu decidem partilhar um banquete. Mas o código divino impede-os de descerem ao Mundo Subterrâneo, tal como um deus dos...