Wyvern ou Dragão?

24/07/2018

Oquê acontece é que wyverns são extremamente semelhantes a dragões, fazendo com que a grande maioria simplesmente chame tudo de "dragão". Ambos são criaturas míticas, ambos são alados. Oquê difere, é que um Wyvern é representado como uma criatura com um corpo reptiliano, alado, uma cauda e duas patas. Enquanto um Dragão é representado como uma criatura de corpo reptiliano, alado, uma cauda e quatro patas.


Wyvern ou Dragão? Entenda a diferença!

Talvez você não saiba, talvez você saiba e já tenha uma posição, ou talvez você não dê a mínima se estão chamando de Dragão ou Wyvern. Mas existe uma discussão na internet a fora sobre a representação de Dragões na mídia em geral, (por exemplo o Smaug nos Filmes "O Hobbit", os Dragões de "Elder Scrolls V: Skyrim", ou até mesmo os de Daenerys em Game of Thrones).


Mas por quê? Qual o motivo da discussão?

O quê acontece é que wyverns são extremamente semelhantes a dragões, fazendo com que a grande maioria simplesmente chame tudo de "dragão". Ambos são criaturas míticas, ambos são alados. Oquê difere, é que um Wyvern é representado como uma criatura com um corpo reptiliano, alado, uma cauda e duas patas. Enquanto um Dragão é representado como uma criatura de corpo reptiliano, alado, uma cauda e quatro patas.

É uma diferença mínima entre ambas as criaturas, porém é suficiente para gerar discussões na internet. Muitos comparam o dragão e o wyvern a um leão e um tigre, que apesar de parecidos, também são diferentes.


Tá, e qual o problema?

Isso depende da origem da discussão! Recentemente tivemos Smaug, que é descrito pelo Tolkien como um Dragão comprido de quatro patas. Segue um link que dá para ver oquê seria o Smaug de acordo com os Livros:

Smaug nos filmes:


Apesar de muitos fãs não ligarem tanto assim, alguns não gostaram. Principalmente pois quando Smaug está de asas abertas ele toma a postura que parece um morcego, ou até mesmo uma galinha, um bom exemplo de comparação é Neltharion, o Deathwing de World of Warcraft:

O Dragão, com quatro patas, passa uma postura de Superioridade e Inteligência. Enquanto um Wyvern, com duas patas, passa uma postura mais Selvagem e menos Inteligente. Claro que isso depende muito dos olhos de quem vê também. Mas é possível entender o porquê existir a discussão a principio.

Tudo bem, mas quem está certo? Existem Dragões de duas Patas?

Não, Não existem dragões de duas patas, nem de quatro patas. Nem wyverns, diga-se de passagem! Por isso é difícil também dizer qual lado está certo. Mas vamos lá, historicamente falando:

Na idade média: Não existem registros que comprove uma diferença real entre um e outro, e é possível que dragões fossem chamados de wyverns também (é Possível que este seja um motivo de discussão a séculos).

Desde o Século 16: Nas Heráldicas Inglesas, escocesas, e irlandesas existia a distinção entre wyvern e dragão, aonde o wyvern tinha duas patas e o dragão tinha quatro patas. Todavia essa distinção não se aplicava nos demais países europeus, aonde dragões de duas patas eram aceitados

George R.R. Martin bem sabido e fluente na mitologia Tolkiana e do mundo da fantasia, já era expert nessas diferenças e características quando conjurou a fauna de Westeros. E ele habilmente esclareceu bem isso em seu blog:

"De acordo com as regras da heráldica, os dragões possuem quatro pernas e os Wyverns duas, certo?! Mas você já viu um cavalo-marinho heráldico?" Heraldas não sabiam porcaria alguma sobre biologia. Agora, não há dragões reais, para termos certeza. Mas há morcegos, e há pássaros, e a uma era atrás havia pterodáctilos. Esses são os modelos a serem usados ​​para se projetar um dragão. Nenhum animal na natureza tem quatro pernas e asas.

Além disso, o melhor dragão já mostrado em um filme, Vermithrax Perjorative, tem duas pernas e duas asas. Meus dragões têm duas pernas."

Faz perfeito sentido se for pensar. E para os que conhecem o famoso dragão mencionando por ele, Verminthrax do filme O Dragão e o Feiticeiro de 1981, sabe que ele também possui só duas patas traseiras e asas e cospe fogo, assim como os de Daenerys. Não ligando muito para essa definição raiz e compondo o que seria mesmo uma criatura mais perto do "real" por assim dizer.


Na Literatura:

Wyverns são geralmente descritos com duas pernas e dragões com quatro pernas(e em alguns casos sem pernas). O Wyvern é tipo um "primo distante" do Dragão. Assim como um cachorro seria um primo distante de um lobo. O Wyvern é mais feroz e selvagem, um dragão adulto costuma ser muito maior e muito mais inteligente que um wyvern adulto também. Dragões na literatura normalmente possuem a habilidade de cuspir fogo, wyverns em sua maioria não possuem e normalmente quando possuem tal habilidade são descritos como "Fire Drakes" (Sim existem Drakes também, que é outra espécie). Wyverns dificilmente possuem habilidade de se comunicar, enquanto dragões quase sempre falam muito bem e são até mais inteligentes que as demais raças. Também existem casos aonde eles não dão uma descrição clara do Dragão apresentado, deixando para leitor imaginar.

Mas então, por que os estúdios de filmes e jogos fazem Dragões com duas patas?

Cada caso é um caso, mas geralmente isso se deve ao fato do Dragão ser uma criatura única, não existe nenhum animal que se assemelhe, anatomicamente, a um dragão. Ou seja, se você vai ter de criar um Dragão, você vai ter de pensar em uma anatomia para ele. Você vai precisar se preocupar em como funciona a movimentação dele, em como é a estrutura óssea dele. Um Wyvern por outro lado, você só precisa pegar quase qualquer pássaro ou um Morcego e desenhar um reptil por cima. Em uma entrevista durante a produção dos efeitos do Smaug (O Hobbit), os criadores de Smaug decidiram deixa-lo com 4 patas quando estivesse no chão e transformar as patas dianteiras dele em Asas para facilitar a animação, isso resultou em certa revolta de uma parte dos fãs por não ser uma representação tão fiel a obra de Tolkien. Inclusive, existem algumas cenas antigas do segundo filme que mostra Smaug tendo 4 patas e asas. Somente após o primeiro filme que os criadores decidiram alterar ele de modo que suas asas fossem acopladas em suas patas dianteiras. De toda forma, gostou ou não gostou, foi oquê foi.

Em outros lugares, eles simplesmente não ligam ou não nem mesmo sabem sobre a não existência do "Wyvern". Acabam botando o nome de dragão em qualquer reptil voador. Mas isso muda muito de cultura para cultura, de pesquisa e material base utilizado para criação do filme/jogo/livro.

Conclusão

Ambos os lados estão certos ou errados dependendo de qual parte do mundo (ou rodinha de amigos) você estiver. Existe a diferença entre wyvern e Dragão em alguns lugares do mundo, e em outros lugares existem dragões de duas patas e mal existe a citação de wyvern. Não existe provas concretas da existência de nenhuma das duas criaturas. Ou seja, essa discussão será eterna e fútil até que seja descoberto algum fóssil de dragão (ou wyvern?).

Fontes: https://wyvern.com.br/wyvern-ou-dragao-entenda-a-polemica/, https://nosbastidores.com.br/os-dragoes-de-daenerys-podem-na-verdade-ser-wyverns-em-game-of-thrones/