Turosik - O Grande Touro das Florestas

13/12/2019

Turosik é uma divindade menor da floresta nas regiões eslavas da Lituânia e no noroeste da Bielorrússia, que tem aparência de veado ou auroque com chifres dourados que muitas vezes usa para atrair viajantes para os bosques profundos para eles nunca mais serem encontrados.

Em outras versões, Turosik é um demônio que engana os viajantes e os atrai para as florestas, onde os deixa morrer de fome ou serem mortos por outras feras.

Turosik é uma criatura que aparece nos contos de diversos povos, como por exemplo  na Bielorussía, Lituânia, Russia e Polônia, pois são países que fazem fronteiras e devido a isso nunca se tem informações muito detalhadas.  No folclore polonês, há um trecho de um artigo de Theodor Norbut, pesquisador lituano de mitologia e história, que escreveu em polonês, onde primeiramente comparou o duende lituano Gyristis com os sátiros, mas depois o comparou com Turosik. Para os povos da Lituânia, Turosik muitas vezes é descrito tendo cascos dourados nas pernas e não só nos chifres. 

Para outros, Turosik é representando como uma criatura maravilhosa, que tem diversas pedras preciosas pelo corpo ou que os pelos ficam em chamas, o que o faz brilhar no escuro. 

​‌‌​‌‌​ ​‌​‌‌‌‌ ​​​‌​‌ ​​‌​‌‌ ​​‌​‌​ ​‌​​​‌ ​​‌‌‌​​​‌​​​ ​​‌‌​​ ​‌​​​‌ ​​‌‌‌​ ​​‌​​‌ ​​‌​​​ ​‌​​​‌ ​​‌‌​‌ ​​‌‌​‌ ​‌​​‌‌ ​‌​‌​‌​ ​‌‌​‌‌​ ​‌‌‌​‌‌ ​

Fontes: bestiary.uk, polishgods, ancientcreatures, wikipedia