Sköll e Hati 

03/12/2018

Pelos nove mundos se sabia já o que aconteceria. Havia três longos anos de frio que nenhuma vez Sól tinha conseguido dominar uma estação, de tanto que fugia. Máni, o deus Lua, também não conseguia mais refletir da mesma forma o seu brilho, que ficava preso durante as noites entre as pesadas nuvens geladas tecidas por Frigg e a forte fúria da neve vinda das montanhas de Skaði. Igualmente Máni fugia atemorizado, como que se pudesse mudar o seu wyrd. Mas, quem os assustava, os tão belos deuses-irmãos que eram a própria Sol e o Lua?

Ninguém menos que dois lobos ferozes, audazes e gigantescos, dois irmãos caninos sedentos que caçavam os deuses-astros há incontáveis eras: Sköll e Hati.

Sunna e Máni, do alto de sua soberba, sabiam de sua importância: mas a deusa brilhante preferia ficar junto ao Mar, e por vezes deixava planícies inteiras desertas com sua despreocupada maneira de passar o tempo. Máni gostava de ficar pelas florestas a vagar. Ninguém sabia quando era dia ou noite; foram oferecidos tesouros e joias a Sunna e Máni, mas eles, orgulhosamente, achavam-se mais importantes que elas e não temiam ameaças de outros deuses - pois conheciam a própria importância no cosmo... e a partir daí existem duas versões da história:

A primeira diz que Surtr possuía uma poderosa joia a qual Loki invejava. Sól (outro nome de Sunna) andava lá perto dos vulcões de Musspell sempre e os gigantes de fogo mantinham-se sempre alerta - impedindo Loki de fazer qualquer ataque. Era preciso, então, tirar Sól dali. Ao ver dois lobos perseguindo um cervo na floresta, Loki não hesitou em procurar por lobos gigantes em Járnvid, a floresta de ferro em Jotunheim, e dotá-los com a capacidade de voar, persuadindo-os a seguir Sunna e Máni.

A outra diz que após a prisão do lobo Fenrir, Sköll e Hati insistiam em proteger, acompanhar e tentar libertar o mais assustador dos filhos de Loki. Os Aesir, ou, mais propriamente, Odin, para evitar que Fenrir fosse solto, terminou por aproveitar a lassidão de Sól e Lua e fez com que Sköll seguisse a deusa e Hati o seu irmão.

Seja como for: Sól e Máni poderiam ter aproveitado melhor, mas condenaram a si mesmos. Durante o dia Sköll passava correndo atrás da deusa, e ela tinha de fugir rapidamente... Logo atrás dela vinha Máni, com Hati atrás de si, numa caçada quase sem fim. Por vezes os lobos se aproximavam tanto que quase engoliam os deuses: e aí tinha-se o que chamamos de eclipse.

Sköll e Hati são retratados como filhos de Angrboða, que, por suas proles aterrorizantes, era aparentemente também tida como uma deusa do medo. Sköll significava "Traição" e Hati "Ódio". De Hati também se diz que é Hróðvitnisson, "filho do lobo famoso" e Managarm "cão da lua". Sugere-se em algumas fontes que Hati seria filho de Fenrir, e como Sköll seria seu irmão, ambos seriam então fruto de uma relação incestuosa com a Jotun mãe de Fenrir.

Após longas eras, aconteceria o Fimbulvetr, o grande inverno, e as Nornir já não conseguiriam mais remediar o estrago feito por Níðhöggr nas raízes do Freixo do Universo, Yggdrasil. Balder já estava nos domínios de Hel e Loki há muito já agonizava sob o veneno da serpente que se derramava sobre si, preso a uma rocha.

Com o dois lobos conseguindo devorar os deuses-astro diz-se que quebrariam a maldição que foi posta sobre si; por outro lado isso seria o suficiente para que Fenrir se soltasse e procurasse sua vingança: iniciando assim o Ragnarök.


Resumo


Filhos de Fenrir, Skoll e Hati são os grandes causadores do crepúsculo dos deuses, na profecia foi dito que a batalha final se iniciaria com a queda do Sol e da Lua, Skoll como bom neto de Loki persegue os cavalos Arvákr e Alsviôr que puxam a biga que carrega o Sol e a deusa Sol, entre os Eddos poéticos confunde-se bastante o fato da deusa Sol conduzir a biga carregando o Sol ou ele própria ser o Sol. Hati outro neto de Loki transcendeu a mania dos lobos de uivar para a Lua e passou a persegui-la, com a mesma missão do irmão ele pretende engolir a Lua e assim que ambos irmãos cumprirem seu destino de engolir o Sol e a Lua Fenrir se libertarás de suas amarras e através de uma trilha de destruição ele engolira Odin que ao confrontar o lobo com raiva pelas mortes que ele causara no caminho até valhalla, após ver seu pai engolido inteiro e vivo pelo lobo, Vidar pula em sua mandíbula e o rasga a larga distância e apunhala o coração de Fenrir com sua lança.


Sobre os lobos


Skoll

Skoll (ou Sköll, "Treachery" em nórdico antigo) é um lobo que persegue os cavalos Arvákr e Alsvid, os quais puxam a biga que carrega o sol (coincidentemente designado também pela palavra Sol), tentando comê-la (nessa mitologia, Sol era uma deusa).


Hati

Hati (em nórdico antigo: "Odioso") é um lobo que, de acordo com o Gylfaginning, persegue a lua pelo céu noturno (assim como o lobo Sköll persegue o sol durante o dia) até a hora do Ragnarök, quando ambos engolirão esses corpos celestes. Depois disso, Fenrir se libertará de suas amarras e matará Odin. Os eclipses lunares ocorrem quando Hati está perto de atingir seu objetivo.

O sobrenome de Hati é Hródvitnisson, como visto no Grímnismál e no Gylfaginning, o que indica que ele é filho de Fenrir, cujo nome alternativo é Hródvitnir ("Lobo Famoso"). A mãe de Hati é a giganta Angrboda (mencionada no Völuspá e no Gylfaginning) que habita a leste de Midgard na floresta de Járnvid. Snorri Sturluson registra que essa giganta e bruxa é responsável por muitos filhos (gigantes), em forma de lobos, incluindo um de nome Mánagarm ("Caçador da Lua"), o qual engolirá a lua e é, portanto, identificado com Hati. A partir dessa passagem pode-se presumir também que Sköll é irmão de Hati.

As crianças nórdicas batiam potes e faziam muito barulho para tentar assustá-lo e evitar que ele devorasse a lua. As faíscas geradas pela batida dos potes podiam atravessar os céus. As pessoas da Terra que as vissem pensariam que as faíscas eram estrelas cadentes.

Diz-se que na hora do Ragnarok, Hati vai finalmente conseguir capturar a lua e parti-la entre seus dentes.

Em Ragnarok Online, Hatii é um dos MVP's.

Hati também é um dos Pallasites na série Saint Seiya Omega.

Fontes: asatrueliberdade, wikipedia, mentaldv