Shirime (尻目) 

16/04/2021

Shirime é um Yokai, um tipo de criatura, fantasma ou demônio do folclore japonês, seu nome significa olho traseiro, é chamado assim por sua peculiar aparência. O Shirime é um ser humanoide que possui um grande olho brilhante no seu ânus.

Sua lenda surgiu quando um samurai voltava para a cidade de Kyoto, e ouviu alguém o chamando, então respondeu: ''Quem está ai?''. Ao olhar pra trás, muito nervoso, o samurai viu um homem misterioso se despir de costas, se abaixando para mirar suas nádegas para o samurai, até que ele viu um olho brilhante como um relâmpago piscar e se abrir.

O shirime não possui rosto, assim como a maioria dos Yokais, suas características corporais ou faciais não são bem definidas. As histórias de pessoas dos vilarejos no Japão contam que o Shirime gosta de se aproximar de viajantes da estrada na noite, parecendo um homem vestindo um quimono, e assim, assustar as pessoas abrindo suas nádegas para mostrar seu olho gigante.

Pode parecer estranho, mas o Shirime não faz nada de prejudicial para ninguém, além de tomar sua atenção para assustar ou prosperar alegria nas pessoas com seu olho.
Algumas pessoas acreditam que por ele não ter rosto, possa ser um fantasma metámorfo que gosta de pregar peças nos humanos. E apesar de ter uma descrição para alguns de um modo cômico, ele ainda é muito temido no Japão.