Selene - A Deusa da Lua

22/06/2019

Selene, a Deusa da Lua, representa verdadeiramente a própria lua para os gregos. Selene geralmente é relacionada à deusa Ártemis, que também é uma deusa da lua. Ambas têm associação com Hécate. Apesar disso, Selene é por vezes tida como apenas outro nome para Ártemis, o que não é verdade. Ela é uma das três faces da deusa tríplice, que é vista nas luas crescente e minguante. Os poderes da deusa da lua Selene chegam ao seu máximo durante a lua cheia e a lua nova, as quais eram os períodos do ciclo mensal sagrado de sua adoração.


Selene é uma Deusa Titã. Os Titãs eram na verdade os seres divinos que precediam os deuses e deusas do Olimpo. Os Titãs surgiram da União de Gaia e Urano.

Entre a primeira geração dos Titãs estavam Phoebe, Themis e Crius. Algumas das histórias sobre esses deuses e deusas podem ter sido emprestadas de culturas como a Mesopotâmia, o antigo Egito e a Pérsia. 

Selene, no entanto, não estava diretamente relacionada com Urano e Gaia. Em vez disso, era filha dos Titãs Theia e Hyperion . Eos, Deusa da Aurora, e Helios , Deus do Sol, eram seus irmãos.


Distinção de Selene entre outras Deusas da Lua

Embora os antigos considerassem Hécate e Ártemis como deusas lunares, apenas Selene era a própria lua. Dizem que ela conduziu a carruagem lunar. Atravessou o céu, proporcionando a noite com sua luz.

Selene era apaixonada por um homem mortal chamado Endymion. Dizem que ela o observava dormindo ao lado de seu gado. Segundo algumas lendas,eles tiveram 50 filhas. Um relato até faz Endymion e Selene como os pais de Narciso, o caçador do mundo antigo que se sentiu apaixonado por sua própria beleza.


Um caso com Zeus

Apesar de estar quase sempre sendo associada com Endymion, existem menções de Selene tendo um caso com Zeus, onde tiveram alguns filhos. 


Titãs, Xamãs e Religiões Misteriosas

Acadêmicos que estudam os Titãs dizem que alguns dos rituais e histórias associados a deuses e deusas como Selene existiam para apoiar antigas práticas xamanísticas.

Em sua versão romana, Selene se tornou Luna.

Selene/Luna era a Deusa da Lua. Como tal, foi reverenciada como uma das divindades mais importantes para a agricultura. Ela recebeu um templo no Monte Palatino. Um culto de mistério reverenciando-a. Isso apoiaria a suposição de que as histórias de deusas como ela faziam parte dos antigos rituais xamanísticos da vida cotidiana.

Esses rituais começaram primeiro em famílias e clãs, e depois foram adotados pela própria sociedade até serem celebrados em todo o país dentro das cidades-estados do mundo antigo.


O Propósito dos Cultos Misteriosos

Os cultos no mundo antigo eram bastante misteriosos e secretos. Segundo alguns estudiosos, esses cultos existiam para que as pessoas pudessem realizar rituais de nascimento e morte.

Além disso, deve-se notar que Selene às vezes se funde com Ártemis. Nesta forma, ela também se torna a Deusa da Caça. No entanto, mesmo como deusa da caça, ela continua representado a lua.


Sua representação

Selene é muitas vezes retratada como uma mulher jovem, de rosto pálido e uma auréola brilhante no formato de lua crescente. Ela quase sempre está vestida em um manto branco flutuante e, às vezes, possui longas asas brancas. Às vezes, dirige uma charrete puxada por cavalos brancos ou prateados, ou por um par de touros brancos. Outras vezes, é retratada cavalgando um touro branco pelo céu noturno. Ela pode ser diferenciada de retratos das outras deusas da lua, porque o seu rosto e forma são geralmente mais arredondados e femininos.


Os poderes da Deusa Selene

Os poderes da deusa Selene eram derivados de sua associação com a lua. Antigamente, o sol e a lua eram divindades igualmente poderosas. A lua era frequentemente retratada como deusa, pois ela parecia ficar grávida e dar à luz para uma nova lua a cada mês. Como deusa da lua, Selene era a padroeira do feminino. Acreditava-se que ela tinha o poder de amenizar o parto e inspirar o amor, além de mascarar a realidade e, em contrapartida, romper ilusões.

Dentre outros poderes da deusa da lua, Selene desperta a intuição e provoca visões psíquicas. Isso deriva, provavelmente, da associação da lua e da noite com os sonhos. Essa associação também pode ser o motivo de Selene ser muito considerada como a padroeira das soluções, as quais frequentemente aparacem para as pessoas nos sonhos, quando a mente subconsciente tem a chance de processar informações que não foram reconhecidas conscientemente.

A adoração de Selene tem sido considerada extinta por mais de dois milênios, mas com o aumento de diversas religiões e da Wicca, muitas das velhas deusas chegaram à consciência pública. A maioria das crenças e rituais associados à veneração da lua e suas deusas foram perdidas na história. Grande parte das crenças antigas sobre os poderes de Selene estão escondida sob a aparência de crenças e religiões mais aceitas. Aqueles que realmente quiserem aprender mais sobre os poderes que um dia foram atribuídos à deusa da lua Selene, deverão aprender a interpretar e cavar lendas mais reconhecidas.


Fontes: greekgodsandgoddess, wikipedia, mythology&culture, ehow, theoi