Scorpion

07/03/2019

Primeira Aparição

A primeira aparição de Scorpion foi no primeiro Mortal Kombat de 1992, desde então ele esteve presente - e sendo jogável - em todos os títulos da franquia, incluindo os especiais MK vs DC Universee sendo DLC em Injustiça: Deuses entre nós.

Junto de Raiden e Sub-Zero (contando suas várias versões), ele é um dos poucos personagens que participou de todos os jogos.


História

Desde sua criação, Scorpion surge como um espectro infernal criado como a personificação do desejo de vingança e ódio de Hanzo Hasashi, ninja do clã Shirai Ryu. Ainda que muitas vezes seja descrito e considerado pelos fãs como um dos vilões, tudo que ele é, na verdade, é uma alma torturada que deseja paz e justiça.

Ao longo dos jogos, o ninja foi enganado e manipulado por diversos outros personagens, especialmente Quan Chi. Os Deuses Antigos também estão nessa lista, uma vez que segundo o ninja em Armageddon, eles traíram o ninja, mesmo depois que ele trabalhou ajudando os Deuses, trazendo sua família de volta (o pagamento pelos seus serviços), mas como mortos-vivos.


Família

A família de Scorpion sempre foi a maior motivação do personagem. Foi a perda dela que fez com que Hanzo renascesse como o espectro infernal que conhecemos, ela que motivou sua rivalidade contra Sub-Zero (incluindo a morte de Bi-Han, o ninja do gelo original) e seus anos de serviço aos verdadeiros vilões do jogo.

Em diversos finais não oficiais do jogo - aqueles que aparecem na conclusão das Torres - Scorpion consegue trazer seus entes queridos de volta à vida, mas nunca tendo um final feliz, como em Armageddon onde Quan Chi sequestra o filho de Hanzo e o leva para o Inferno.


Quan Chi

Ainda que a rivalidade mais popular de Scorpion seja Sub-Zero, algo evidenciado pela grande quantidade de mercadorias oficiais que utilizam os dois antagonistas como símbolo, o grande inimigo de Hanzo é o ardiloso feiticeiro Quan Chi.

Querendo ter os serviços do ninja a sua disposição, Quan Chi ordenou a morte de todo o clã e família de Scorpion, mentindo que isso era um ataque do clã de Sub-Zero. O feiticeiro sabia que isso faria com que Hanzo ressurgisse como um espírito de vingança, facilmente manipulável por ele.


O favorito

Não tem como negar que, ao longo dos anos, nenhum outro personagem recebeu tanto carinho em Mortal Kombat quanto Scorpion. O combatente não só é o que mais possui roupas alternativas em toda a franquia, como também conquistou um visual totalmente novo para Injustice: Deuses entre nós.

Isso acontece porque Scorpion é o personagem favorito de Ed Boon, o criador do jogo. Como ele mesmo já revelou em diversas entrevistas, Boon não acredita que um jogo de Mortal Kombat estaria completo sem o perigoso Scorpion. Ed Boon, inclusive, é o responsável por dublar as icônicas frases Get Over Here! e Come Here ditas pelo ninja.


Personalidade

Mesmo sendo movido pelo ódio e vingança, Scorpion já mostrou momentos carinhosos com outras pessoas, especialmente seus entes queridos já falecidos, além de se provar como alguém que valoriza muito a honra. Ainda assim, ele demonstra ser muito irritado e impulsivo, o que geralmente faz com que ele cometa atos questionáveis.

Na linha do tempo original (antes de MK9) o ninja decide proteger Kuai Liang depois de descobrir que o Sub-Zero que ele enfrentava no torneio era mais gentil e misericordioso do Bi-Han. Na nova linha do tempo, podemos ver que ele também escolheria a chance de ter sua família de volta, através de Raiden, ao invés de concluir sua vingança e que só matou Bi-Han depois que perdeu a cabeça com as mentiras de Quan Chi.


Poderes e Habilidades

Ao longo de todos esses anos, Scorpion sempre esteve diretamente associado ao Inferno sendo capaz de utilizar o fogo infernal para causar dano aos seus oponentes, podendo também se teletransportar para Netherrealm livremente - inclusive quando carregando seus inimigos.

Mesmo quando em sua forma humana, já livre da magia que o transformava em um espectro infernal, Scorpion continuou sendo capaz de utilizar seus poderes, conseguindo lançar bolas de fogo e invocar labaredas diretamente do inferno.


Filme

No primeiro filme de Mortal Kombat, Scorpion é interpretado por Chris Casamassa e dublado originalmente pelo próprio Ed Boon. Já em Mortal Kombat: Aniquilação, o personagem é vivido por J. J. Perry, que também interpreta Cyrax no mesmo filme.

Diferentemente dos jogos, nos filmes Scorpion possui uma espécie de serpente robótica que vive dentro do seu corpo e que é utilizada no lugar da sua clássica corrente. A mudança não pareceu agradar muito os fãs da franquia.


MK9

Em MK9 o ninja aparece como um dos campeões de Shao Kahn e inimigo dos heróis da Terra. No primeiro torneiro, Raiden implora para que Scorpionnão mate Sub-Zero e acabe com sua rivalidade com o outro ninja. Ele concorda com o que é dito, mas depois de ser enganado por Quan Chi surge mais furioso do que nunca e mata seu inimigo.

No segundo torneio, ainda servo de Kahn, Scorpion quase é morto por Kuai Liang, o novo Sub-Zero, sendo salvo do seu fim quando a Iniciativa Cibernética sequestra o ninja gélido. Scorpion ainda confronta Raiden, quando ele surge no submundo para enfrentar Quan Chi, sendo fiel aos vilões até o fim.


MKX

Em MKX, Scorpion consegue ser ressuscitado - e volta a utilizar seu nome civil em uma tentativa de se afastar do seu passado infernal. Ele faz as pazes com Sub-Zero, visitando o clã dos Lin Kuei e discutindo o futuro dessa alianças, até ser atacado por Frost, que não aceitava que Sub-Zero e seu clã se misturasse com os Shirai Ryu.

Scorpion acredita que isso é uma traição e tenta matar Sub-Zero, que acalma o ninja e mostra os arquivos de Sektor (presentes nos seus restos mortais) que comprovam que Quan Chi foi quem ordenou a morte dos Shirai Ryu. Jurando vingança, ele decide caçar o feiticeiro, assassinando-o friamente, mesmo ele ainda sendo necessário para trazer os outros espectros de volta à vida.


Impacto cultural

O personagem fez várias aparições especiais em programas de televisão, incluindo nas séries animadas Drawn Together (episódio de 2005, "The One Wherein There is a Big Twist: Part 2"), Robot Chicken (episódio de 2005, "S & M Present") e The Cleveland Show(episódio de 2010, "Another Bad Thanksgiving"). Em 2014, foi representado junto com Raiden, Ermac, Jax e Shang Tsung num curta-metragem animado do canal Comedy Central, parodiando a série de jogos Mortal Kombat: nesse curta, Scorpion é rebatizado de "Iron Shogun" e compete num torneio subterrâneo de "Yao Zhang" (Shang Tsung), que está atrasado devido aos atrasos dos outros concorrentes. Com a falta de um substituto, Iron Shogun é declarado vencedor após "fatalizar" um entregador de pizza que entra na arena. Em 2013, o lutador profissional Cody Rhodes se fantasiou de Scorpion para o Halloween

Fontes: Legião dos Heróis, Wikipedia, Fatos Desconhecidos