Pássaros do Trovão – Thunderbirds

01/12/2018

O Thunderbird, ou Pássaro do Trovão, é uma criatura lendária muito conhecida nas lendas de povos indígenas da América do Norte, onde é muito citado na arte, música e histórias contadas oralmente e passadas de geração a geração entre as tribos.

O Thunderbird é supostamente baseado numa espécie de pássaros chamada águia careca ou águia americana, que é muito comum na região. É muito provável que você já tenha visto alguma imagem mostrando uma dessas águias junto com uma bandeira dos Estados Unidos.

O nome Thunderbird, que traduzido significa literalmente "Pássaro do Trovão" se deve ao fato de que as lendas descrevem a criatura como um grande pássaro pássaro grande, capaz de criar tempestades e trovões enquanto voa.

Ele pode partir as nuvens ao voar por entre elas, e o bater de suas asas gera o som poderoso como de um trovão. Seus olhos e garras emitem um brilho pulsante como o de um relâmpago.

As lendas de algumas culturas citam o Thunderbird como sendo um único ser, mas há outras que consideram o thunderbird uma espécie e não um ser individual. Porém, em algumas o Thunderbird pode ser uma entidade como deus, ou uma espécie de semi-deuses. Um bando de thunderbirds provavelmente poderia derrubar a maior parte dos Estados Unidos, considerando como somos dependentes da electricidade.


Existem ainda algumas histórias sobre thunderbirds que podiam ganhar a forma humana, por retirar seus bicos e suas penas. Algumas lendas até mesmo dizem que alguns desses chegaram a formar famílias com humanos há muito tempo atrás, e que se alguém dessas tribos traçasse sua árvore genealógica, chegaria até seus ancestrais thunderbirds.

Alguns criptozoologistas - pesquisadores dedicados a estudar animais lendários ou desconhecidos - acreditam que as lendas sobre o Thunderbird surgiram quando povos antigos viram um animal real, mas que entrou em extinção com o passar do tempo.

Fontes: maringapost, demonstre.com