O Cabeça de Vaca

07/07/2018

Dentre todas as historias do Japão, uma das mais sinistras e misteriosas é a historia do cabeça de vaca. Não se sabe se esta criatura é um yokai (demônio) ou um bakemono (fantasma/monstro).

Acredita-se que sua origem foi por volta do século XVII, porém, o conteúdo dela se perdeu no tempo. Por ser considerada uma historia perigosa, livros foram queimados e cópias foram destruídas. O que restou de evidência sobre a história do cabeça de vaca foi o seguinte relato:

De acordo com o rumor, um professor estava levando sua classe para um passeio escolar. Ele tinha o hábito de entreter os alunos durante o passeio com histórias de fantasmas. Os estudantes, que tendem a ficarem indisciplináveis em longas viagens, notavelmente tornavam-se quietos enquanto ouviam os contos de terror do professor. Muitos deles pareciam realmente assustados. 

Depois de algum tempo, o professor anunciou que iria contar para eles um conto proibido chamado "cabeça de vaca". Antes que ele pudesse terminar a primeira frase da história, no entanto, as crianças começaram a entrar em pânico. Imploraram para ele parar. "Não diga a nós!" Uma criança ficou pálida e tapou os ouvidos, e os outros começaram a gritar. Mas o professor se recusou a parar.

Dizem que os olhos deles ficaram brancos e ele prosseguiu com a história como se uma força invisível tivesse controlando sua mente. Quase uma hora depois, o professor recuperou seus sentidos e descobriu que ônibus tinha caído numa vala. Todos os estudantes haviam desmaiado e estavam com a boca espumando. O motorista do ônibus estava caído sobre o volante, suado e tremendo. Não está claro o que aconteceu a seguir, exceto que o professor nunca mais contou a historia novamente.

Outro ponto de evidência seria um comentário de uma velha senhora que atende pelo nome de "Kimiko":

"Se tem alguma coisa que não deve ser mencionada, essa coisa seria o cabeça de vaca... uma face maligna"


Fontes: Cultura Japão, ScaryForKids