Mawu-Lisa - Deus criador, divisor do dia e da noite

15/11/2018

Mawu-Lisa, o criador andrógino, é uma divindade do céu que abarca a feminina lua (Mawu) e o masculino sol (Lisa). Mawu-Lisa viajou na boca da serpente cósmica Aido-Hwedo enquanto moldava o mundo e, misturando o barro com a água, como se prepara o material para construir uma casa, criou os primeiros homens. O primeiro homem e a primeira mulher, às vezes chamados Abanhu e Yewa, estabeleceram o culto a Mawu-Lisa e aos deuses menores que ele/ela deu à luz. Na mitologia dos Fons, que veneravam o céu, o mundo foi criado inicialmente por outra divindade andrógina, Nana-Buluku, mas esse criador raramente é lembrado hoje.


Entre o povo Fon, que habita uma região antigamente chamada Daomé e que é hoje o Benin, é conhecida a estória de Mawu e Lisa, a Lua e o irmão gêmeo, o Sol. Juntaram-se e formaram a figura andrógina da criador Mawu-Lisa, que abarca uma série de deuses do tempo meteorológico, da terra, do metal e das florestas, e que tem uma filha chamada Gbadu. Mawu-Lisa criou o mundo e depois delegou diferentes deveres aos outros deuses. Esta estória da criação, tal como as de outras tradições, invoca uma ordem de evolução da criação ao longo de um período de dias até que o homem foi criado no último.

Os Fon constituem um grupo étnico guerreiro com uma complexa história de lutas. Alguns estudiosos acreditam que os Fon possam ter-se apropriado dos deuses dos adversários vencidos, o que poderia ser uma explicação parcial para o seu vasto panteão de deuses. Na guerra, os deuses dos vencidos tinham de ser apaziguados, pelo que eram assimilados pelo panteão Fon. Mawu-Lisa era oriundo do povo Aja, no Daomé ocidental.

Em outro mito, Mawu e Lisa teriam nascido de uma mãe primordial: Nana Buluka, que fora a criadora do mundo. Neste conto, narra-se a divisão entre o dia e a noite, visto que Mawu vivia a ocidente e era a Lua, e Lisa a leste e era o Sol. A divisão entre macho e fêmea também está implícita pois a fêmea Lua vai juntar-se ao macho Sol em um eclipse. O Sol é feroz e paternal, a Lua e amável e maternal. Os Fon associam os eclipses com a união entre Mawu e Lisa para fazerem amor, o que no passado tinha por conseqüência o nascimento de uma hierarquia de deuses, todos eles gêmeos.

Fontes: Templo de Apolo, DIMOCK,Elizabeth..in:CHEERS, Gordon.(org.)Mitologia:Mitos e lendas de todo o mundo.Lisboa/PT:Caracter Editora,2011.Cap. 13.p.303.