Mahakala – O Senhor do Tempo

01/09/2019

Mahakala ( महाकाल ) é uma das divindades mais importantes do Budismo tibetano. Kala é uma das manifestações de Shiva, e significa "O Negro", "O Tempo". MahaKala é "O Senhor do Tempo", "O Grande Tempo" e a "Eternidade". De acordo com algumas lendas, Mahakala era um demônio e foi convertido pelos budas Manjushri e Avalokiteshvara. Esta divindade é também conhecida como "O Grande Protetor", para os budistas, cada tradição tem seu Mahakala que protege os ensinamentos da tradição em particular e toda a doutrina do Senhor Buda. É comum encontrar sua imagem na entrada de quase todos os monastérios. Eles são expressões enérgicas da sabedoria, formas que espantam a ignorância e destroem o que for preciso para acabar com ela.

Mahakala é um Dharmapala, ou seja, uma divindade que protege o Dharma (Lei Budista). No hinduísmo Mahakala é também uma das encarnações de Shiva, seria Deus do Tempo, ou o própria tempo. Kala significa tempo, ou até mesmo morte. No Japão é conhecido como Ele também é conhecido como "Daikokuten" e "Daheitian" na China.

 A cor preta absorve todas as outras cores, assim como, todas as qualidades divinas se fundem em Mahakalae seus três olhos simbolizam o poder de compreender o passado, o presente e o futuro. Devemos também lembrar que ele é a personificação da compaixão e libertação dos seres sencientes que sofrem no Samsara. Já as caveiras em sua coroa representam os cincos venenos mentais: ira, desejo, ignorância, inveja e orgulho.

Ou seja, de acordo com as crenças, Mahakala é o senhor do tempo e capaz de tirar da vida das pessoas tudo aquilo que desvirtua do real caminho.

Fontes: toshioshimada, wikipedia