Lakshmi - Deusa da Boa Sorte e Prosperidade 

27/01/2019

Lakshmi tem vários nomes, como, Siri, Shri, Bhargavi, Padma, Aiswarya, Shridevi.. Uma das divindades mais populares na índia, Lakshmi é a deusa da boa sorte. Sempre retratada como uma bela mulher. Lakshmi sugere o objetivo da vida, que inclui todo o sucesso mundano e espiritual. Ela é a consorte do deus Vishnu e fornece-lhe riqueza para a manutenção e preservação da criação. 

Os devotos rezam Lakshmi devi com o mantra 'Om Sri Maha Lakshmyai Namah'. Lakshmi é a deusa da riqueza, luxo, fertilidade, fortuna, pureza, beleza, poder, generosidade e auspiciosidade. Ela é reivindicada para cumprir as promessas de material, riqueza e contentamento.

Segundo a mitologia hindu, o nome sagrado de Lakshmi é "Shri". Seja na forma escrita ou verbal, "Shri" sempre sugere a presença da deusa Lakshmi. '' Shri geralmente é falado antes de se dirigir a um deus ou a qualquer indivíduo reverenciado. O uso de '' Shri '' em si evoca graça, afluência, abundância, autoridade e auspiciosidade. Quando a palavra "Shri" é falada ou escrita, uma aura de santidade é estabelecida. Shri está associado ao lado material da vida, assim como a palavra "Om" está associada ao lado espiritual.

Considerada a deusa da felicidade, do casamento, da família, da riqueza, da beleza e da saúde, Lakshmi é especialmente popular entre as mulheres. É quase sempre representada com um botão de lótus, símbolo de fertilidade, pureza e perfeição espiritual. Diz-se que Lakshmi tem o poder de assumir simultaneamente uma infinidade de formas, a fim de visitar e estar com cada ser humano. Ás vezes, pode surgir na soleira de uma casa, trazendo boa sorte ao lar. Também pode se fixar no corpo de uma pessoa, e a parte do organismo que ela escolher habitar trará sorte para um aspecto específico da vida do indivíduo: se escolher suas coxas, trará riqueza; se escolher os genitais, trará sorte no amor e assim por diante.

Geralmente, Lakshmi é retratada como uma bela mulher de pele dourada, vestida em trajes de cor vermelha e adornada com jóias preciosas. Lakshmi tem quatro mãos, representando os quatro extremos da vida humana, Kama (desejos), Artha (riqueza) e Moksha (liberação) do ciclo de nascimento e morte. Ela segura o botão de lótus em duas mãos, que significa beleza, pureza, espiritualidade e fertilidade. Ela se senta em um lótus totalmente florido, um assento da verdade divina.

Muitas moedas de ouro são vistas caindo de suas mãos, ilustrando que ela abençoa as pessoas com riqueza. O esforço constante de dois elefantes é frequentemente mostrado ao lado da deusa e da água pulverizada. Isso denota que, de acordo com o dharma (força régia da existência, a essência verdadeira do que existe, ou a própria Verdade, trazendo significados associados como a direção universal que baliza a vida humana ou o devir pessoal) da pessoa, quando governado pela sabedoria e pureza, conduz à prosperidade material e espiritual. O encanto pessoal de Lakshmi é considerado por excelência. Uma aura de felicidade divina, satisfação mental e espiritual e prosperidade sempre existe ao seu redor.

Acredita-se que Lakshmi reside em um lugar onde a virtude, a retidão, a verdade e a compaixão prevalecem. Considera-se que a Deusa Lakshmi fica em um lugar limpo.A riqueza é necessária para satisfazer as necessidades básicas da vida. As pessoas adoram Lakshmi pelo bem estar e prosperidade da família. Na noite auspiciosa de Diwali, os hindus cultuam Lakshmi cerimonialmente em casa, rezam por suas bênçãos. Acredita-se que nesta noite a própria deusa visita as casas e reabastece os habitantes com riqueza.

Lakshmi Chalisa é uma oração de quarenta versos dedicada a Maha Lakshmi, a deusa da riqueza e da prosperidade. Acredita-se que Shri Laxmi Chalisa tenha sido composta por Sundardasa. Versos são geralmente dedicados a louvar a deusa. Os atos e ações da Deusa Lakshmi são lembrados nesses versos para ajudar o devoto a meditar em qualidades virtuosas e nobres.

Lakshmi é a riqueza da indicação. Então essa deusa rege tudo. Nossa fortuna depende da riqueza. A deusa Lakshmi é uma das deusas mais populares entre os hindus.

Fontes: Wikipedia, Templo de Apolo, WILKINSON, Philip & PHILIP, Neil. Quem é quem na mitologia. in: __________, Guia Ilustrado Zahar de Mitologia. Rio de Janeiro/RJ: Zahar, 2008. Cap. VIII, p. 312, Teluguone.com