Krampus - O Lado Obscuro do Natal

08/08/2018

A maioria das pessoas nunca ouviu falar desta lenda natalina, ou talvez você já tenha ouvido falar, mas não conhece ao certo do que se trata.

Esta lenda tem como origem o folclore Germânico e é datada de milhares de anos, antes mesmo do cristianismo.


Origem 

Nos primórdios, não havia a figura do Bom Velhinho que todos conhecem (Papai Noel), existia apenas São Nicolau, cujo a comemoração era celebrada no dia 06 de dezembro, dia este de presentear todas as crianças que foram boazinhas durante o ano. Mas no dia anterior, 05 de dezembro, era o dia do Krampus, também conhecido como o "assistente malvado" do Papai Noel,um ser de aparência horrenda que saia à procura das crianças que não se comportaram como deviam, ele às buscava, jogava dentro de seu cesto que sempre carrega em suas costas e às levava para serem castigadas.

Krampus é apenas um nome genérico para a criatura. Seu nome sofre variações de acordo com a região/país. Outros nomes pelos quais ele também é conhecido: Schabmänner, Rauhen, Hans Trapp, Bellsnichol, Klaubauf, Pelzebock ou Pelznickel no sul da Alemanha e Schmutzli na Suiça.


Morfologia da Criatura

Possui uma língua extremamente grande, um ser alto com o corpo coberto por pelos que podem ser marrons, negros, ou em algumas representações, brancos..  possui também um par de chifres, longo rabo, pernas e cascos de bode, sempre carrega correntes e sinos enferrujados que utiliza assustar as crianças com o barulho, leva também consigo um ramo de galhos que utiliza para ameaçar as crianças que não sabem as lições ou que se comportarem mal, e em alguns locais é dito que ele lhes dá uma surra, além de seu icônico cesto nas costas.

Comemorações pelo Mundo

Na Áustria e em alguns outros países da europa, ocorre a "Krampusnacht", Noite do Krampus na tradução livre, onde várias pessoas fantasiadas de Krampus desfilam pelas ruas exibindo seus trajes e máscaras, e alguns participantes costumam inclusive, seguir os hábitos da criatura e saírem assustando crianças no decorrer da noite.

Outros locais que também há comemorações no dia do Krampus são: Washington e Chicago nos Estados Unidos, em cidades Alemãs, alguns Vilarejos da Itália, e inclusive no estado de Santa Catarina no Brasil, mais precisamente no Vale do Itajai, onde eles tem uma variante do Krampus chamada de 'Pensinique' (uma deturpação de Pelznickel, nome que é utilizado no Sul da Alemanha).

Fontes: assombrado.com.br, megacurioso, wikipedia, bbc.com, cladoterror

Imagem:  Edvige Faini