Katakura Kojūrō ( 倉 景 綱) - O Lendário Samurai

08/08/2018

Katakura Kagetsuna ( 57 倉 景 綱 , 1557 - 4 de dezembro de 1615) foi um samurai japonês do clã Katakura durante o final do período Sengoku . Também conhecido por seu título na corte, Bichū no Kami (備 中 守), ou mais comumente, como Katakura Kojūrō . Juntamente com Oniniwa Tsunamoto e Date Shigezane , Kagetsuna era conhecido como um dos "Três Grandes Homens do Clã da Data".  O filho de Yonezawa nativo Katakura Kagenaga(um sacerdote xintoísta transformado em samurai), ele era famoso por seu papel como um sênior sob Date Masamune. Ele serviu pela primeira vez o clã Date como uma página júnior sob o pai de Date Masamune , Terumune . Então, por recomendação do Endō Motonobu, ele se tornou o assistente pessoal de Masamune, e era altamente confiável como estrategista. Kagetsuna logo se tornaria profundamente confiável por seu senhor, como a anedota/piada a seguir ilustra: Masamune, em sua primeira batalha, subitamente se viu cercado; ele só foi salvo quando Kagetsuna chegou ao local gritando "Eu sou Masamune!" (K れ こ が が 宗 な な り; Ware koso ga Masamune nari ), distraindo o inimigo por tempo suficiente para que Masamune escapasse.

Kagetsuna lutou na maioria das grandes batalhas de Masamune, incluindo a Batalha de Hitodoribashi em 1585, Kōriyama em 1588, Suriagehara em 1589, Odawara em 1590, a campanha coreana em 1590 e Sekigahara em 1600. Ele também ajudou nos deveres administrativos do clã Date, servindo como guardião do Castelo Nihonmatsu , senhor do Castelo de Ōmori , Castelo Watari e outros. Kagetsuna desempenhou um papel fundamental na sobrevivência do clã Date em 1590, recomendando que Masamune se submetesse a Toyotomi Hideyoshi durante a Campanha Odawara.. Após a Campanha Odawara, Hideyoshi concedeu a Kagetsuna o feudo de 50.000 koku de Tamura. Isso fez de Kagetsuna um daimyo por direito próprio; no entanto, logo depois de tomar posse do feudo, ele retornou, em uma demonstração de lealdade ao seu mestre. 

Dois anos depois de Sekigahara , quando Masamune foi feito senhor de Sendai , Kagetsuna recebeu o Castelo Shiroishi (城 城Shiroishi-jō ) e uma bolsa de 13.000 koku . Esta foi uma exceção especial à recém-aprovada regra do ikkoku ichijō ( One国 一 城; "Um Castelo por Território") do Xogunato Tokugawa . O clã Katakura, como senhores sênior do domínio de Sendai , permaneceria em Shiroishi como senhores locais pelos próximos dois séculos, abrangendo mais de 11 gerações.

Como Kagetsuna estava doente, ele foi incapaz de se juntar a Masamune na Campanha de Inverno de Osaka em 1614, escolhendo enviar seu filho Shigenaga em seu lugar. Kagetsuna morreu no ano seguinte aos 60 anos, e foi enterrado com o nome póstumo de Sanzan Jōei (傑 山 常 英). Após a morte de Kagetsuna, seis de seus dependentes ficaram tão profundamente tristes que cometeram junshi (suic 死; suicídio para seguir o senhor na morte).

O filho de Kagetsuna, Shigenaga, participando da luta feroz contra Gotō Mototsugu na Campanha de Verão de Osaka, ganhou o apelido de Oni Kojūrō (Og 小 十郎; "Ogre Kojūrō").




Fontes:  Katakura Nobumitsu. "Katakura Kojūrō", em Rekishi para TabiVol. 11 "Shohan Mei-karō Hyakusen" (Tóquio: np, 1975), p. 81, wikipedia,  ^É'B'Ìžoœ † Arquivado em2000-01-24 naArchive.is