Jofiel - A Beleza do Senhor

18/06/2019

O Arcanjo Jofiel é o grande Instrutor divino dos anjos, dos humanos e dos seres elementais, daqueles que desejam aumentar seus conhecimentos sobre a Vida e sobre as Leis sagradas de Deus. Esses conhecimentos elevam sua capacidade e os habilitam a servir em maior escala. O grande Arcanjo Jofiel procurou angariar a oportunidade de servir a Deus integralmente, no coração do Universo, como instrutor divino. Ele procurou obter o direito de exercer este cargo depois do estudo e preparo necessários para servir nesta finalidade. O Templo de Luz do Arcanjo Jofiel localiza-se na esfera interior; é de tom dourado, o símbolo do segundo Raio. Neste Templo, bondosos seres servem Lord Jofiel e instruem as legiões de anjos sobre o modo de expandirem seus poderes de Amor e Luz, para que possam propagar maiores bênçãos para toda a Vida. Eles também ensinam aos homens, àqueles que desejam desenvolver e difundir o Saber no campo do ensino, no campo da forma. Estas irradiações de vida são ministradas à noite no Templo da Iluminação, durante o sono do corpo físico.

No Templo da Iluminação de Jofiel são, também, instruídos os abnegados e dedicados seres elementais. Todos os colaboradores de Lord Jofiel se dedicam a dilatar a compreensão de cada ser consciente de inteligência de qualquer vida, desde que necessite desta ajuda, indiferentemente a qual dos reinos pertença. Lord Jofiel serve juntamente com sua Chama Gêmea de nome Constantina. Seu trabalho está firmemente ancorado na consciência dos dedicados alunos, que é o desejo de trabalhar. Através de sua irradiação da divina virtude - a perseverança (constância) anima a atividade da chama do Cristo em cada coração humano até conseguir a consumação. Lord Jofiel e Constantina são instrutores do Templo da Iluminação. Eles enriquecem cada Consciência que procura assistência e capacidade para refletir, elevadamente, os maravilhosos ideais divinos.

Do Templo de Lord Jofiel são dirigidos os raios de Luz dourada para todo local de ensino e educação, como também aos templos e escolas, aqui na Terra. Os anjos do ensino e iluminação guiam e irradiam estas correntes da educação, do estímulo e inspiração aos professores destas escolas, templos e locais de ensino. Os grandes sábios que se interessam pelos diversos aspectos das Leis, sejam espirituais ou ciências naturais são, igualmente, os receptores dessas correntes de irradiações de energias dos mesmos Templos. Oportunamente, os homens recebem na Terra (para si) um instrutor "invisível", e a instrução lhes é dada em forma de intuição, inspiração ou sonho.


Na cabala e na tradição judaica

Jofiel é na cabala e no judaísmo o anjo companheiro de Metatron (um príncipe da presença divina) e um dos chefes do coro de querubims.

Ele é um querubim ou um trono, por isso ele é também conhecido como "príncipe do Céu" encontrado na lei judaica e é um cuidador dos sete céus e dos coros angélicos. Jofiel é listado como um príncipe do Torá (lei divina) e igual a um anjo da presença.

Jofiel e Zadkiel também apoiam o Arcanjo Miguel nas batalhas. Ele também pode ser "o anjo príncipe do Torá que é creditado por ter ensinado a Moisés o mistério cabalístico". Em encantos aramaicos ele é considerado um grande arcanjo. Ele é incluído em várias listagens como um arcanjo, incluindo a listagem do começo da Idade Média pelo teólogo medieval Pseudo Dionísio.

Paracelso citou ele como a inteligência de Júpiter e o descreveu como "o regente de Júpiter em Pisces e em Sagittarius e o grande príncipe que comanda 53 legiões de anjos". Ele é o controlador de Saturno, alternando o comando com Zaphkiel.

No livro de números 3:35, " chefe da casa do patriarca das famílias de Merari". Um regente de Libra que cura a estupidez em humanos, o príncipe regente dos principados e um dos anjos de amuletos de parto. Ele também é o anjo de setembro.

O Zohar lista ele como um grande anjo chefe de 53 legiões de anjos de ranking inferior servindo ele e superintendendo a leitura do Torá nos sábados. A cabala diz que ele é o espírito de Júpiter quando este passa pelo signo de Pisces e Sagittarius. Ele é listado como um anjo que está envolvido na criação de amuletos e é um anjo de amuletos. Ele é descrito como um dos oito anjos príncipes do Merkabah que são superiores a todos os anjos incluindo Metratron. Outro possível nome para Jofiel é Dina do sétimo céu que foi um guardião cabalístico do Torá. Ele ensinou 70 línguas para as almas no alvorecer da criação, orientador, ensinante, inspirador da busca pela sabedoria. Dina provavelmente é também chamada de Yefefiah e Iofiel, eles compratilham muitos atributos entre si, é possivelmente sejam o mesmo ser


Na tradição cristã

Na tradição cristã Jofiel ou Jophiel, não é nomeado em escrituras mas algumas fontes acreditam que ele foi o anjo que retirou Adão e Eva do Jardim de Éden, o que o faria ser o primeiro anjo a aparecer na Bíblia. Se esse for o caso ele também deveria ser o anjo guardião da Árvore da Vida com uma espada flamejante para impedir o retorno da humanidade ao Jardim. Entre antigas lendas que passam de geração em geração, Jofiel também seria um dos 7 arcanjos do Senhor que ajudou na destruição das Cidades de Sodoma e Gomorra, citadas no Antigo Testamento.


Na literatura

Anjos de Amor e Luz descreve-o como o arcanjo do paraíso e o patrono dos artistas e da iluminação. Ele ensina aos outros o poder da luz como um todo. Ele também é descrito como o raio amarelo da sabedoria, iluminação e constância.

Jofiel é também o sujeito do poema por Maria Gowen Brooks


O Bem-Amado Arcanjo Jofiel diz:

De um Sol situado por trás do vosso, dos Pais do nosso Sistema e dos Pais de cada Galáxia Eu vos trago LUZ! LUZ! LUZ! Para vossas almas, para vossas consciências. Deveis experimentar o que a Chama da Iluminação pode significar para vós. Algumas pessoas dizem: "Quando eu a realizar, servirei ao Senhor"... Mas o homem é medido pelo que ele faz no eterno AGORA. Todas as grandes coisas, em todos os séculos e em todos os planetas, foram realizadas por poucos. Uma consciência que mede o resultado em números não é durável. Nunca é a massa dos homens, porém são poucos os que, pela esperança de realizar uma visão, apresentam um grande plano, projeto ou estudo: somente dois seres no coração do Sol viram um Sistema Planetário. Sete Elohim criaram os planetas. 

Só existem Sete Arcanjos que, através de Suas Consciências, corpos e mundos, fluem a energia total dos Sete Poderosos Raios para alimentar a natureza espiritual dos homens, seres elementais e reinos dos anjos. E Sete Diretores (Chohan) regem, controlam, aconselham e desenvolvem dez bilhões de Emanações de Vida que ocupam a Terra como ambiente de aprendizagem. Enquanto existir um único homem (ou uma única mulher) que necessite da manutenção do planeta em que esteja ancorado no Coração de Deus, terá de sobreviver este planeta, até que o retardatário atinja, com o PLENO PODER do "EU SOU", a Presença de DEUS TODO PODEROSO, onde quer que tenha o seu ponto focal de irradiação.

É Minha Aspiração e Meu propósito na vida ensinar a consciência para descobrir em si mesma o poder da Luz! Nesta segunda grande esfera são dadas a todo ser três evoluções e a desejada instrução para tornar-se um Mestre de energia, a fim de ser capaz de transmitir estes ensinamentos aos que assim o desejam e necessitam, para elevá-los ao máximo de seu aperfeiçoamento na escada da evolução.

Na segunda esfera, as idéias se cristalizam. É quase a mesma coisa em vosso mundo. Vós recebeis uma ideia abstrata e dizeis: "Quero fazer uma viagem". Então, diz vossa inteligência, que aqui representa a segunda esfera: "Bem, vamos usar esta ideia abstrata e fazer algo. Tracemos um plano de viagem às Ilhas Canárias, ou à Inglaterra ou a algum outro lugar". Ou recebeis esta ideia para uma nova casa. Vossa mente a recebe e dizeis: "Quero uma casa com oito compartimentos, com um jardim de inverno". Nesta esfera cristalizam-se as idéias em forma prática e realizadas. Visualizais o plano para uma casa, para um presente ou qualquer outra coisa e trazeis esta imagem para a Segunda Esfera. Se vos agrada, nele flui vossa sensação. Carregai estas formas com energia e a pressão de vossos sentimentos dá a vida para sua manifestação.


Jofiel (do hebraico יופיאל, Yofiel, beleza do Senhor) é um anjo de acordo com as religiões judaica e Cristã Ortodoxa. Também é conhecido como Iophiel, Iofiel, Jofiel, Yofiel, Zofiel, Youfiel e Zophiel ("Minha rocha é Deus").


Fontes: Wikipedia, Eusouluz,  Davidson, Gustav (1967), A Dictionary of Angels, Including The Fallen Angels, Entry: Iofiel, Free Press, p. 150, Library of Congress Catalog Card Number: 66-19757, ISBN 9780029070505, Barrett, Francis (1801), The Magus, Book II: The Cabala; Or The Secret Mysteries Of Ceremonial Magic, at Chapter IV - "Of Divine Emanations, and Ten Sephiroths, and Ten Most Sacred Names of God Which Rule Them, and The Interpretation of Them," pp. 36-37, at sacred-texts.com