JeoSeung Saja - O Ceifador de Almas

16/02/2021

Jeoseung Saja (em coreano 저승사자) é a versão coreana do ceifador de almas, a personificação da morte. Possui a pele pálida e olhos encovados, veste um hanbok preto esvoaçante, carrega uma arma e usa um chapéu preto. É visto apenas por aqueles que estão perto da morte. Sempre aparecem em áreas onde a morte é algo iminente: hospitais, aldeias com vários casos de doenças, ou cenas de acidentes. 

Embora pareçam humanos, os Jeoseung Saja são espíritos sob o comando do Rei Yeomna, governante do submundo e juiz dos espíritos que faleceram recentemente. Quando uma pessoa está prestes a morrer, os ceifadores são mandados para coletar e orientar seus espíritos na estrada Hwangcheon, o caminho da vida após a morte. É impossível escapar do ceifador quando chegar sua hora, já que ele não pode ser enganado ou subornado. A tradição coreana acredita que sonhar com Jeoseung Saja é um presságio de morte. 

Muitas culturas veem os ceifadores como seres malignos que matam pessoas. Porém, ceifadores coreanos são conhecidos como algo chamado Psychopomp, que são criaturas, divindades ou seres cujo trabalho é guiar almas recém-falecidas para a vida após a morte. Seu papel não é julgar ou matar uma alma, mas simplesmente guiá-los.



Fontes: wikipedia, korean_studies