Hel – Deusa do Reino dos Mortos

21/06/2018

Hel ou Hela é considerada uma Deusa da Morte e é a filha mais velha da giganta Angrboda com o Deus da Trapaça, Loki. Irmã de Fenrir e Jörmungandr (a serpente que segura o mundo), ela é vista por muitos como uma divindade indiferente às preocupações dos vivos e dos mortos. Seu mito conta que é ela quem julga todas as almas que passam por Helheim (reino de Hel) submundo nórdico onde a Deusa mora. O local é visto como uma terra bela, mas escura e com muito gelo.

Sua natureza é muito debatida e ela é vista por muitos como "malvada" sem a devida consideração. Hel não é boa nem má, ela possui um papel a ser prestado e o faz com muito esmero e justiça.

Na mitologia nórdica, a morte é vista como algo natural e não assustador. Faz parte do ciclo natural da vida. Hel é responsável por receber e julgar os espíritos de todos que não tenham perecido em batalha, e de acordo com seus feitos em vida, encaminhá-los a um dos nove níveis de Helheim, que vão de locais paradisíacos a horrorosos.

O nome da Deusa Hel significa "escondida", em nórdico antigo, e esse nome pode remeter à sua aparência. Ela é descrita como possuindo metade do corpo sendo uma bela mulher de cabelos longos, e a outra metade sendo um esqueleto. Por vezes é descrita como sendo metade viva e metade morta. Devido a essa aparência ela foi enviada para governar Helheim. Os outros Deuses alegavam desconforto ao observá-la.

Uma das poucas lendas sobreviventes que a Deusa possui grande papel, é a da morte de Baldr (ou Baldur), Deus nórdico da luz e filho da Deusa Frigga.

Ela conta que Loki, pai de Hel, enganou e usou o deus cego Hodr, irmão de Baldr, o fazendo matar Baldr com uma flecha (ou lança em algumas versões) feita de visco, a única fraqueza de Baldr. Seu espírito foi para Helheim. Hermodr (mensageiro dos Deuses) voluntariou-se para ir falar com a Deusa no submundo e trazer Baldr de volta. Odin emprestou-lhe seu cavalo de oito patas, Sleipnir, e, com ele, o Deus pulou os portões de Helheim.

Ao encontrar Hel, suplicou-lhe que devolvesse a vida de Baldr, e a Deusa concordou em fazê-lo, porém todas as criaturas deveriam lamentar sua morte para que isso acontecesse. Baldr saiu pelo cosmos para que todos lamentassem a morte de seu irmão, mas uma giganta chamada Thokk não o fez, impedindo que Baldr fosse ressuscitado. Thokk, presumidamente, era Loki disfarçado.


Além do túmulo

Hel governa o mundo além da vida, outro plano de existência. Seu papel e aparência lhe concederam uma fama de ser uma entidade cruel e a ignorância a tornou como forma de assustar crianças e de fazer adultos "trilharem um caminho mais virtuoso" ao invés de seguirem com o livre arbítrio. Em sua essência, como já dito, ela não é boa nem má, apenas justa, assim como a Deusa Nyx, por exemplo. Por vezes pode ser comparada à Deusa Kali.

Hel se encontra em uma posição privilegiada como guardiã e governanta de todos os espíritos que não caíram em batalha, um papel semelhante ao da Deusa Néftis na cultura egípcia.

Devido a seu papel, não é raro que praticantes do xamanismo ou outras vertentes peçam sua ajuda para entrar em contato com os espíritos dos mortos através de sonhos ou projeção astral. É uma prática usada para aprendizado ou divinação.

Relatos dizem que, se ela estiver disposta a ajudar, aparecerá em um sonho ou uma visão e lhe estenderá sua mão de esqueleto para que seja beijada. Isso é um teste para julgar aqueles que são dignos de assistência, pois aceitar as deformidades alheias é um sinônimo de amizade e respeito.
Hel pode ser interpretada como uma Deusa Tríplice, sendo a face Anciã, Devoradora ou Negra das Deusa Freyja (Donzela) e da Deusa Frigga(Mãe).

A palavra inferno em inglês, "hell", é derivada do nome da Deusa.

Hel na cultura pop

Hel é uma personagem jogável no jogo online Smite. A personagem é bem fiel ao mito da Deusa, sendo descrita como guardiã e julgadora dos mortos, a que decide quem renasce ou não. Ela possui duas formas, sendo a primeira uma mulher loura com habilidades de cura e segunda uma representação mais perversa, sendo uma mulher com longos cabelos negros e habilidades orientadas ao ataque.

A Deusa também é um demônio recorrente na série Shin Megami Tensei, sendo a única capaz de domar o dragão Nidhoggr.


Fontes: Santuário Lunar. Mythology & Culture