Hanuman - O Deus Trapaceiro

02/10/2019

Na mitologia hindu, Hanuman ou Hanumat ("queixo pesado") é um deus trapaceiro que, às vezes, apresenta-se como um macaco. É um personagem importante no Ramayana e também apareceu como um macaco quando acompanhou Tripítaka em sua viagem da índia para a China.

Juventude

Nascido da rainha-macaco Anjana e do deus do vento Vayu, Hanuman, mal saíra do útero, estava faminto. Avistando o Sol, pensou que devia ser algo saboroso e perseguiu-o pelo céu. 

Indra interveio, lançando um raio em Hanuman, que o derrubou de volta à Terra, quebrando e deformando sua mandíbula. Vayu ficou tão irritado que se introduziu no ventre de todos os deuses e causou-lhes um a terrível flatulência, até que Indra se desculpasse com Vayu e concordasse em conceder a imortalidade a Hanuman.

Algumas narrativas sugerem que a imortalidade foi garantida a Hanuman devido ao seu apoio leal a Rama. Ágil e forte, ele se tornou um precioso aliado contra o rei dos demônios Ravana. Ele podia voar com a velocidade do vento e tinha força para arrancar montanhas. Como trapaceiro, tinha capacidade de mudar de forma e tornar-se invisível. Ele apavorava os inimigos com sua pele dourada e enorme cauda chicoteante.

Façanhas

Uma história do Ramayana conta como Hanuman foi enviado a Lanka como espião e também para entregar uma mensagem a Sita, que foi raptada. Hanuman estava preocupado se conseguiria pular o estreito que separava Lanka do continente. Enquanto planejava a missão, seu corpo começou a crescer até ficar do tamanho de uma montanha, e ele saltou através dos céus, rugindo e piscando os olhos vermelhos. Mas um demônio feminino, Sarusa, engoliu-o em pleno ar e ele instantaneamente encolheu até ficar do tamanho de uma unha; então, inchou no interior de sua barriga, rompendo-lhe a pele e arrebentando-a em mil pedaços. Quando chegou a Lanka, transformou-se em um gato e penetrou no quarto de Ravana para entregar a mensagem a Sita.

Hanuman foi de grande utilidade para Rama, e seu maior feito foi voar para o Himalaia para buscar uma erva para curar as feridas de Rama. Indra tentou dificultar as coisas para Hanuman, mas ele simplesmente deu de ombros e rasgou toda a montanha e voou de volta com a erva debaixo do braço. Enquanto ele se aproximava da cidade, a noite começou a cair e Hanuman sabia que o luar impediria a erva de agir adequadamente. Então, engoliu a Lua e entregou a planta mágica em segurança para Rama.

Depois que a batalha de Lanka foi ganha, Rama ofereceu a Hanuman qualquer coisa que escolhesse. Hanuman pediu para ser autorizado a viver pelo tempo que o nome de Rama fosse lembrado. A memória de Rama se perpetuou e Hanuman também.


Coragem, Força e Poder associados à Humildade

Hanuman é adorado em templos como Bhaktha Hanuman, onde é representado com as duas mãos juntas, em oração; e em Veera Hanuman, onde Ele é visto ajoelhado humildemente em frente à Rama.

Por este motivo, Hanuman é conhecido como aquele que traz coragem, valentia, força, sabedoria, associados à ideia de humildade e devoção ao Divino.

Os devotos de Hanuman lhe dedicam oferendas quando necessitam de ajuda em causas consideradas difíceis ou impossíveis. Ele é visto como o Deus que pode ajudar nas "batalhas da vida", sem contaminar-se com as ilusões do ego.
De acordo com as lendas do avatar Rama, Hanuman é retratado como o Servidor perfeito, pois sua mente age a partir da sua Divindade interna.


Rama pessoalmente disse para Hanuman:


Eu estou muito agradecido a você, óh magnifico herói. Você fez maravilhas, coisas super humanas. Você nunca quis qualquer coisa em retorno. Sugriva teve seu reino devolvido para ele. Angaba foi coroado principe. Vibhishana tornou-se rei de Lanka. Mas você nao pediu qualquer coisa em nenhum tempo. Você tirou a preciosa guirlanda de perolas dada a você por Sita. Como posso eu pagar meus débitos com a sua gratidão? Eu irei sempre ficar profundamente agradecido a você. Eu entrego a você a bênção da vida eterna. Todos irão honrar e adorar a você como a mim mesmo. Seus ídolos irão ser colocados nas portas de Meus templos, e você será adorado e honrado primeiro. Sempre que minhas histórias forem recitadas ou as glórias cantadas, sua gloria será cantada antes de mim. Você será capaz de fazer qualquer coisa, mesmo o que Eu não for capaz de fazer!"


Prem Baba fala sobre Hanuman

 Hanuman é o aspecto da Divindade que assegura a vitória. Ele assegura a vitória de Sachcha, a Verdade. Porque esse poder não se contamina, pois não está sob os domínios do ego. Ele está além da possibilidade de se encantar com a matéria.".


Mantras à Hanuman: força e vigor

Muitos mantras são dedicados à invocar Hanuman, em seus mais diversos aspectos.
Alguns mantras à Hanuman aumentam e/ou restabelecem o prana (energia vital) diretamente. Estes mantras à Hunuman são entoados para se recuperar a força, a agilidade e o vigor físico,especialmente diante de situações difíceis (batalhas) na vida.


O Mantra: Om Hum Hanumate Namaha

Em tradução aproximada, Om Hum Hanumate Namaha significa: "Saudações para o Senhor Hanuman".

Entoar este mantra invoca as forças de Hanuman para que se mostrem na vida terrena, especialmente no corpo físico cujas energias se esvaíram devido às batalhas da vida, sejam elas pode causa de doenças, problemas ou mesmo situações difíceis.

Este mantra é curativo no sentido de repor e restabelecer as energias do Ser, trazendo-lhe a força necessária para a superação dos obstáculos, de qualquer espécie.
Além disso, esse poderoso Mantra aproxima Hanuman de quem o ouve ou canta e Ele vem trazendo a promessa da Vitória a todos!

Fontes: templo de apolo, https://animamundhy.com.br/blog/ganhei-presente-imagem-deus-macaco