Fu Xi (伏羲) - O inventor da escrita

25/08/2018

Depois de uma terrível inundação enviada por demônios para afogar o mundo, Fu Xi e sua irmã ou consorte, Nu Gua, escaparam flutuando em uma embarcação. Quando as águas recuaram eles voltaram à Terra e recriaram a civilização. Nu Gua criou mortais a partir do barro e Fu Xi mostrou-lhes como cultivar e pescar, mapear as estações, caçar e forjar metas. Nos primórdios do mito, logo que a Terra foi repovoada ele se retirou para o Céu com Nu Gua. Mais tarde, porém, foi dito qu ele reinou sobre a terra entre 2852 a 2737 a.e.c. Ele inventoo a escrita e como calcular o tempo.


Oito Trigramas

É também creditado a Fu Xi a invenção dos símbolos divinatórios do "Pá-Guá" ou Oito Trigramas. Cada um deles era formado por três linhas, ou partidas (Yin) ou intactas (Yang), representando os oito elementos da Terra. O sucessor de Fu Xi combinou os trigramas para criar 64 hexagramas. Ele também descobriu o quadrado mágico ou "Lo Shu", aparentemente encontrado no casco de uma tartaruga, cujo quarado de novo n´meros representa a harmonia universal e cuja soma dá sempre 15, um número tauista auspicioso. O Pá-Guá e o Lo Shu juntos formam o simbólico "Bá-Guá", usado até hoje no feng shi.

Fontes: Templo de Apolo, BARTLETT, Sarah. Fu Xi. in: __________, A Bíblia da Mitologia Tudo o que você queria saber sobre mitologia. São Paulo: Pensamento, 2012. Cap. II, p. 69