Dokkaebi - Os Goblins Coreanos

16/02/2021

Dokkaebi ( coreano : 도깨비 ) são criaturas lendárias da mitologia e folclore da Coreia. Dokkaebi, também conhecido como "goblins coreanos",  em algumas lendas são tidos como divindades, enquanto em outras são tido como fantasmas ou espíritos da natureza que possuem poderes e habilidades extraordinários que são usados ​​para interagir com os humanos, às vezes pregando peças neles, às vezes ajudando-os. As lendas descrevem diferentes Dokkaebi em muitas formas, e os Dokkaebi costumam usar hanbok .

Nas lendas mais contadas, os Dokkaebi são um tipo de espírito, porém diferentes dos fantasmas normais. Enquanto os fantasmas surgem após a morte de um ser humano, os Dokkaebi surgem a partir de objetos sem vida que ficam muito tempo sem serem usados, como uma vassoura ou um sapato velho, por exemplo.

Apesar de alguns acreditarem que os Dokkaebi são maus, por causa de sua aparência grotesca e assustadora, eles são seres pacíficos e amigáveis que respeitam os humanos e, quando bem tratados por alguém, eles até mesmo recompensam essa pessoa.

Em geral as recompensas que os Dokkaebi dão são apenas às pessoas que merecem. Para isso eles carregam consigo um "bangmang'i dokkaebi", que é um tipo de varinha mágica que lhes possibilita realizar qualquer pedido.

Porém um pedido concedido por um Dokkaebi tem uma condição: sempre que alguém recebe algo, outra pessoa estará perdendo alguma coisa equivalente, como uma forma de troca, visto que eles não tem o poder de criar objetos a partir do nada.

Eles gostam de ficar em lugares próximos à passagens pouco movimentadas e têm como passatempo pregar peças nos viajantes que por ali passam. Também podem desafiá-lo para uma partida de Ssireum - um tipo de sumô coreano - em que o objetivo é derrubar o adversário para fora de uma área demarcada.

Os Dokkaebi são conhecidos por terem muitas habilidades, o registro mais preciso vem de uma obra do século XV intitulada Seokbo Sangjeol.  A obra fala de invocar o dokkaebi para desejar-lhes boa fortuna ou longevidade. Com isso, vemos que os Dokkaebi eram, como deuses, eles eram adorados. As crenças de que os Dokkaebi'  podem trazer boa sorte existem até hoje. A própria palavra dokkaebi é um composto de tot e abi: abi denota um homem adulto e tot significa fogo ou semente. A combinação dessas duas palavras, portanto, significa um deus masculino capaz de criar grandes riquezas.

Fontes: wikipedia, koreanliteraturenow