Chang'e (嫦娥)  - A Deusa da lua

09/06/2018

Ao contrário de muitas Deusas e Deusesque personificam elementos da natureza, Ch'ang-O (ou Chang'e) não personifica a Lua, ela a tem como morada e devido a isso é chamada por vezes de Mulher da Lua.

Com uma beleza sentimental e expressiva Chang'e contempla a terra com uma cara sorridente, derramando os seus suaves e diáfanos fulgores sobre ela. 


A História da deusa

Nem sempre nascidos na alvorada da criação, às vezes os Deuses ascendem pelo acaso trágico. Assim é o conto de Chang'e, a Deusa da Lua.

Entre os imortais que viviam nos Céus, Chang'e era a dançarina mais elegante, como uma pomba em correntes de vento. Ela atraiu o afeto do herói arqueiro Hou Yi, e os dois logo se casaram. Tudo era perfeito.

Entretanto, sob os Céus, nem tudo ia bem. Dez sóis, os dez filhos do Imperador de Jade, subiram para queimar a terra e ferver os oceanos. O corajoso Hou Yi, com arco à mão, derrubou nove deles do céu, poupando apenas um. Apesar do mundo ser salvo, o Imperador de Jade ficou furioso pela morte de seus filhos. Como punição, Hou Yi e Chang'e foram transformados em mortais.

Chang'e ficou melancólica e nunca mais dançou. Para restaurar seu lugar nos Céus, Hou Yi encontrou o Elixir da Imortalidade, mas ladrões vieram roubá-lo enquanto caçava. Chang'e lutou para esconder o Elixir, mas no final das contas, foi forçada a bebê-lo. Sendo demais para apenas uma pessoa, o Elixir concedeu imortalidade, mas também a varreu para a lua.

Desde então, Chang'e vive na lua, proibida de ver seu marido, sendo um Coelho de Jade sua única companhia. Entretanto, com a Terra mais uma vez em perigo, Chang'e se encontra na superfície mortal. Talvez isso seja uma segunda chance. Se ela puder apenas salvar o mundo sem irritar o Imperador de Jade, talvez ela possa se reunir com seu marido


Curiosidades

  • Chang'e é Deusa da Lua, da coragem, do poder e da fertilidade
  • Seu símbolo :  Lua, pérola, coelho
  • A história da deusa possui várias versões
  • Chang'e e Hou Yi passaram a representar o Yin Yang
  • Chang'e conheceu o Coelho de Jade na Lua



Fontes : Santuário Lunar, Templo de Apolo, Smitepedia