Caenis/Caeneus - A Ninfa que mudou de sexo

07/06/2018

Caenis é uma ninfa grega da Tessália. Em sua história, após ser violada, ela carrega uma grande amargura mas se liberta de tal peso ao se transformar num forte guerreiro, Caeneus. A história de Caenis/Caeneus é apenas uma das poucas histórias de transgêneros da mitologia Grega.

Filha de Atrax (filho do Deus do rio Peneus e de Bura) em alguns contos enquanto outros dizem que era filha de Hippea e Elatus, um líder do povo Lapith.

Mitologia

Caenis era uma donzela de uma incrível beleza e, por isso, despertou desejo em Poseidon, que a estuprou, violando-a brutalmente. Caenisficou tão traumatizada com o que aconteceu conseguiu tocar o coração do Deus. Este tentou remediar a situação concedendo-lhe qualquer desejo. A ninfa, com raiva e desejosa que tal brutidade nunca mais lhe acontecesse, pediu para ser transformada num homem, num guerreiro sem igual e invulnerável. Apesar de desiludido, Poseidon acedeu ao pedido da ninfa.

Ao transformar-se em homem, Caenis alterou o seu nome para Caeneus e era de fato um guerreiro incrível, ganhando várias batalhas, inclusive se juntando aos Argonautas na caçada de um javali. No casamento de Piritos com Hipodamia, quando eclodiram os combates entre os Lapiths e os centauros que, bêbados com o vinho da festa, tentaram raptar a noiva. Um centauro em particular, Latreus, zombou de Caeneus e negou sua habilidade como um lutador quando percebeu sua origem feminina. Caeneus atinge Latreus um golpe, além de matar outros centauros, mas permaneceu ileso. Alguns mitos dizem que ele foi martelado no chão pelos centauros porque era invulnerável à suas armas. Sua alma tornou-se um pássaro de asas douradas, que subiu aos céus, ou, em outros relatos, atingiu o submundo, onde retornou à forma feminina mais uma vez.

Outra fonte, diz que Zeus, ao temer o poder que Caeneus foi ganhando e que este aos poucos fosse visto como um Deus enviou os centauros para o destruírem. Uma vez que Caeneus não podia ser morto, os centauros soterraram-no sob o grande peso de uma pilha de troncos de pinheiro, mas ele conseguiu libertar-se sob a forma de pássaro fêmea, voltando assim ao seu gênero original.

Parentesco:

  • Filha de Atrax (em alguns mitos)
  • Filha de Hippea e Elatus (em outros mitos)
  • Amante de Poseidon



Fontes : Dezmilnomes, hipercultura, Mythology &Culture, Pagans&Witches