Björn Ironside

28/10/2019

Björn Ironside é o filho primogênito de Ragnar na série. Desde que ele apareceu na trama, mudou muito, e cresceu se tornando um grande guerreiro e líder. O que muitas pessoas não sabem é que o personagem de fato existiu e a história foi mudando conforme foram passando os anos.

Uma parte da história original do personagem foi alterada para agradar ao público e também tornar a série mais atraente. Bjǫrn Járnsíða é tido como uma figura lendária, filho do rei Ragnar Lothbrok.

Segundo os Contos dos filhos de Ragnar, Bjorn foi um rei poderoso da Suécia, sendo um dos primeiros da dinastia Munsö.

Assim como o pai, ele saqueou diversos reinos e terras da Europa. No entanto, o que realmente o tornou famoso foram suas aventuras nas terras do Mediterrâneo. No século IX, as empreitadas de Bjorn iam desde a península itálica até a ibérica.

Na última, ao se aproximar do estreito de Gilbraltar, o filho de Ragnar precisou enfrentar a armada dos sarracenos de Al-Andalus.

Na época, eles dominavam a Espanha. Diferente da série, o personagem histórico vivido pelo ator Alexander Ludwig, não é filho de Lagertha na vida real, mas sim, da princesa Aslaug.

Somente essa informação mostra que muita coisa precisou ser adaptada para as telinhas e com certeza deixa o público fervoroso em saber que o primogênito de Ragnar, na realidade não é filho de sua amada guerreira e rainha.

Seus irmãos o ajudaram a conquistar parte das terras localizadas nos países nórdicos, sendo elas Zelândia, Jutlândia e Olândia, ilhas e terras que cercam a Dinamarca, Noruega e Suécia.


Mais informações

Björn Ironside fez saques memoráveis no Mar Mediterrâneo entre os anos de 859 e 862. Um dos relatos conta que Björn chegou à cidade italiana de Pisa. Depois de saqueá-la, seguiram terra adento até outra cidade, Luna - e achou que tivesse chegado a Roma. Para conseguir entrar na cidade, Björn mandou emissários inventarem a história de que os vikings aportados ali eram exilados em busca de comida e de um enterro cristão para seu chefe morto.

A população permitiu a passagem do caixão até que o capitão de Björn, Hastein saltou lá de dentro e saqueou a cidade com seu bando. Quando descobriram que Luna não era Roma, mandaram matar todos os homens do vilarejo. Mesmo tendo retornado com uma esquadra minguada dessa expedição mediterrânea, Björn ainda se aventurou em saques pela Inglaterra e França, sempre saindo ileso - o filho de Ragnar teria essa incrível capacidade de sobreviver a batalhas sangrentas, daí o apelido "Flanco de Ferro". Björn retornou à Escandinávia e assumiu o reino de Uppsala (na atual Suécia). 

Seu futuro na série

Na primeira parte da quinta temporada de Vikings, é possível notar que os irmãos entrarão em guerra. Ivar, o sem ossos, está sedento por vingança e se tornará rei de Kattegat.

Bjorn juntamente com a mãe, Lagertha, precisará traçar uma nova estratégia para vencer a ira do irmão.

Fontes: superinterassante, br.blastingnews, wikipedia, vikingswikia