Bia - Deusa da Força e do Poder

15/06/2018

Bia era uma deusa grega personificando força e poder. Ela era a filha dos Titãs Pallas e Styx. Seu pai, Pallas, era o Titã da batalha, enquanto sua mãe, Styx, era a deusa do rio Estige. Bia tinha três irmãos: Kratos, o deus da força, Nike, a deusa da vitória, e Zelos, o deus do zelo.

Junto com sua mãe, Bia e seus irmãos ajudaram Zeus em sua guerra contra os Titãs. A guerra, conhecida como a Titanomaquia, durou dez anos, com os deuses olímpicos saindo vitoriosos. Devido às suas ações heroicas durante a guerra, os quatro irmãos conquistaram o respeito de Zeus e tornaram-se seus companheiros constantes. Eles estavam quase sempre ao seu lado enquanto ele se sentava em seu trono no Monte Olimpo, e eles eram encarregados de impor as ordens de Zeus sempre que ele exigisse um ato de força.

Bia não é tão conhecida como seus irmãos Kratos ou Nike, e quando ela aparece em mitos, ela geralmente é silenciosa. No entanto, ela desempenha um papel fundamental na história de Prometeu. Prometeu foi um dos Titãs e estava frequentemente em conflito com Zeus. Eventualmente, ele enfureceu tanto Zeus que acabou sendo punido por toda a eternidade. Zeus ordenou que Prometeu fosse acorrentado a uma rocha nas montanhas do Cáucaso. Bia e seu irmão, Kratos, foram enviados para realizar essa tarefa, mas Bia era a única forte o suficiente para realmente prender Prometeu à rocha com as correntes inquebráveis. Cada dia, uma águia arrancava o fígado de Prometeu e comia-o diante dele. Cada noite seu fígado era devolvido e o ciclo recomeçava, deixando-o em tormento perpétuo.



Fontes : Greekgodsandgodess.net. Mythology & Culture  Imagem :Legend of The Cryptids