Awilix - Deusa da Lua e Rainha da Noite

05/06/2018

Awilix... É a deusa da lua cultuada no período pós-clássico (entre os século X à VI) pelo povo quiche-maia, e era conhecida como a Rainha da Noite. Ela é a protetora da linhagem nobre Nija'ib, que governou a capital quiche Gumarcaj entre 1425-1475, e possuía um grande templo na cidade dedicado ao seu culto. A águia era o totem animal dos Nija'ib, presume-se que a ave era associada com o aspecto lunar da deusa, enquanto o jaguar era associado com seu aspecto de Rainha (deusa) da noite. Awilix é uma das três principais divindades do povo quiche, juntamente com os deuses Tohil e Jacaqitz.  Essa trindade foi por vezes referida coletivamente como Tohil, pois este era o mais importante dos três. 

Awilix é mencionada no Popol Vuh e também em outro importante documento quiche conhecido como o Título de Totonicapán. Ixbalanque, um dos heróis gêmeos protagonistas do Popol Vuh, é dito ser a encarnação de Awilix. É provável que Awilix tenha sido derivada da deusa da lua do povo Chontal maia, C'abawil Ix, ou de outra Deusa da lua do período clássico maia. 


Cânone  

 "Alvura que reflete a luz de sua proteção bem acima da Terra. Ela observa, o olho que atravessa a escuridão, e escuta com ouvidos dos pássaros e bestas que usam da escuridão para caçar. Como Rainha da Noite, ela é conhecida; a Rainha da Noite, Awilix. Dizem que o sol é seu amante, e de sua luz ela brilha, mas aqueles que dizem isso nunca a contemplaram. Quando livre, o sol flagela a carne, castiga a terra e cega os olhos. O luar não faz tais coisas. Como delicadas pétalas ela envolve a noite, trazendo o mundo para uma iluminação mística. Nunca trouxe calamidade ou ruína, apenas a chance de ver o que não podia ser visto. Ela não é diferente. Sua misteriosa aura não precisa de ninguém para brilhar. Nesses dias, a noite é menos bem vinda. Os leais seguidores, os jaguares, que rugem silenciosamente em seu domínio, respondem ao seu chamado. Enquanto que, sem dúvida, além da compreensão mortal, esse mesmo luar é ameaçado. Uma guerra como nenhuma outra pode acabar com tudo. Pela primeira vez o luar brilhará através dos terrores e tristezas, pois a noite pertence à Awilix."


Fontes : Via Sinistra, Mythology & Culture, Andando no limbo, História em Cartaz, Smitepedia