Ao Guang (敖廣/敖光) - O Rei dos Mares do Leste

09/07/2018

De acordo com o Fengshen Yanyi, após a passagem de muitos anos, Ao Guang trouxe o caos ao mundo criando secas, tempestades e outros desastres. Devido ao imenso medo que o povo tem do rei dragão e seus filhos, eles nunca relataram as ações de Ao Guang ao Imperador de Jade. Como resultado, Ao Guang desfrutou inúmeras ofertas pelas pessoas durante um intervalo de tempo de muitos anos. Depois disso, Nezha se limpou em um riacho vizinho do Mar do Leste, fazendo o palácio de Ao Guang tremer a um nível incomodo. Depois que o investigador favorito de Ao Guang, Li Gen, e o terceiro filho, Ao Bing, foram mortos por Nezha, Ao Guang partiu para falar com o pai de Nezha, Li Jing.. Após uma longa discussão sobre o assunto com seu amigo, Ao Guang, que até esse momento estava extremamente irritado, subiu aos céus para declarar a questão ao Imperador de Jade. Quando Nezha apareceu no céu, ele começou a bater em Ao Guang, chegando a rasgar sua pele e fazendo com que ele sangrasse. Portanto, Ao Guang foi forçado a se transformar em uma pequena cobra e ir com Nezha de volta ao Old Pond Pass para esquecer completamente o incidente.

Mais tarde, Ao Guang, junto com os outros três reis dragões, veio ao Old Pond Pass e levou Li Jing e sua esposa, Lady Yin. Nezha, querendo libertá-los, oferece aos dragões todos os seus órgãos internos em troca de seus pais. Ao Guang pessoalmente aceitou a oferta de Nezha com felicidade e trouxe seus órgãos internos para o Imperador de Jade. Após este ponto, o destino de Ao Guang é desconhecido.


Viagem ao Ocidente 

Em Journey to the West, o rei dos macacos Sun Wukong obteve seu Ruyi Jingu Bang, uma arma de barra de ferro com anéis de ouro em expansão mágica, de Ao Guang. Essa arma era originalmente um bastão para medir a profundidade da água do mar usada por Yu, o Grande, em seus esforços de controle de enchentes e tratamento; daí a sua capacidade de variar a sua forma e comprimento. Depois que Yu partiu, permaneceu no mar e se tornou o "Pilar segurando o mar", um tesouro inamovível do palácio submarino de Ao Guang.

Um dos conselheiros mais experientes de Wukong disse para ele procurar o rei-dragão, a fim de obter uma arma poderosa que atendesse a sua habilidade. No palácio do dragão, ele experimentou vários tipos de armas celestes, muitas delas foram quebradas ao serem empunhadas. A esposa de Ao Guang então sugeriu o Ruyi Jingu Bang, pensando que ele não seria capaz de levantá-lo. 

Quando Wukong se aproximou do pilar, começou a brilhar, significando que o rei dos macacos era o seu verdadeiro dono. Ele obedientemente escutou seus comandos e encolheu para um tamanho administrável para que Wukong pudesse manejá-lo de forma eficaz. Isso impressionou os dragões e lançou o mar em confusão, o rei macaco tendo removido a única coisa que controlava o fluxo e refluxo das marés do oceano. Além da arma mágica, Wukong também forçou Ao Guang a lhe dar outros presentes mágicos; incluindo cota de malha de ouro, um boné de pena de fênix e botas de caminhada na nuvem.


Cultura popular 

  • No jogo MOBA SMITE, ele é caracterizado sob o nome de Ao Kuang, Rei Dragão dos Mares Orientais como um mago melee. 
  • No filme de animação, O Triunfo Contra o Rei Dragão, de Prince Nezha, Ao Guang é apresentado ao lado dos Reis Dragões dos oceanos do norte, do sul e do oeste em sua rivalidade com Nezha. Durante esta recontagem da história, os outros três Reis Dragões são subjugados, enquanto Ao Guang é empalado e petrificado na lança de Nezha.
  • No segundo pacote de expansão do videogame Age Of Mythology, Ao Guang é um dos três deuses menores que o jogador pode adorar na Era Mítica. Ele concede ao jogador as unidades Azure Dragon e Dragon Turtle e o God Power da grande inundação.




Fontes: "Ao Kuang Dev Insight" . Hi-Rez Studios. Arquivado a partir do original em 2014-11-15., Chinese Mythology