A inspiração para os Sannins de Naruto: O conto do Galante Jiraiya

03/07/2019

Muitos conhecem os personagens Jiraiya, Tsunade e Orochimaru do mangá e anime Naruto, no entanto, poucos sabem que eles são personagens de um conto antigo chamado Jiraiya Goketsu Monogatari.

Jiraiya Goketsu Monogatari foi publicado em 1839. Ao longo dos anos, se tornou uma série muito popular compsota por 43 romances e escrita por 4 autores diferentes.

Porém, a inspiração para Jiraiya veio de uma antiga lenda Chinesa, da dinastia Song. Lenda na qual um personagem de nome desconhecido, era um bandido heróico, com atos semelhantes aos de Robin Hood. Por não saberem seu nome, ele era chamado de Zi Lai Ye (自来也), pois ele deixava esses kanjis grafados nos lugares em que roubava. O que pode ser traduzido para "Eu estive aqui".

Quando essa lenda chegou ao romance japonês, os elementos de magia, misticismo e transformações ninjas foram adicionados. O nome japonês Jiraiya se tornou 児雷也(Jovem Trovão).

Ao termino da série, parte da história foi adaptada para o teatro Kabuki em 1852.


A inspiração para os Sannins de Konoha: O conto do Galante Jiraiya

Entre 1939 e 1968 surgiu o conto Jiraiya Goketsu Monogatari (O Conto do Galante Jiraiya), onde foram produzidos 43 romances ilustrados. Esses contos envolviam histórias de ninjas e suas artes mágica durante a época em que se situavam. Baseado nesses contos, Masashi Kishimoto conseguiu inspirar 3 de seus maiores ninjas de sua obra. Jiraiya, Tsunade e Orochimaru. Vejam a seguir alguns pontos que levam as referências de sua obra.


O Conto do Galante Jiraiya

O Conto do Galante Jiraiya

No Japão antigo, haviam 5 classes de magia: Sapo, cobra, lesma ,pássaro e aranha. Em Kyuushu, uma região do Japão, havia um clã rico chamado Tsukikage. Neste clã, o jovem Jiraiya que manipulava as magias de sapo e conseguia se transformar em uma sapo gigante, se tornaria o herdeiro da família. Mais tarde, Jiraiya se apaixonou e casou com uma bela moça de seu clã que dominava as magia de lesmas com poderes de cura. Que por "coincidência" chamava-se Tsunade.

Nesta época existia uma maldição sobre uma serpente que amaldiçoava e tomava o controle do corpo de uma pessoa má com desejo de poder e ambição de dominar todo o território japonês. Consequentemente esta serpente se apossou de um dos seguidores de Jiraiya e Tsunade. Mais tarde esse homem se tornou mestre na arte das cobras, passou a ser chamado de Orochimaru (o mestre das serpentes) e começou o seu ataque contra o clã Tsukikage.


Os confrontos de Jiraiya e Tsunade contra Orochimaru

Várias batalhas foram travadas durante 3 anos, e sempre resultava num empate com muita dor e sofrimento pra ambos os lados. A luta dos três sábios poderia ser relacionado ao famoso "pedra-papel-tesoura" onde Jiraiya que era mestre na arte do sapo, ganhava da magia da lesma representada por Tsunade, que por sua vez ganhava da magia da cobra, de Orochimaru, que se sobressaía perante a magia de sapo do Jiraiya.

Ao longo dos anos, Jiraiya e Tsunade foram em busca da espada sagrada Nakirimaru, uma arma com o poder de exorcizar todos os espíritos malignos com apenas um corte. Assim, o casal sofreu várias dificuldades ao travar inúmeras batalhas a sua procura.

A espada foi encontrada no Jigokudani (O Vale do Inferno) e após encurralar Orochimaru, Jiraiya e Tsunade exorcizam o espírito da serpente o aprisionando nas profundezas da escuridão. Desta forma todos os pecados do jovem Orochimaru foram absolvidos, assim como todo o mal gerado ao clã Tsukigake foi resolvido. Dessa forma, o clã e a vila voltaram a se tornar prósperos cheios de riquezas.

Fontes: nsvmundogeek, legiãodosheróis